Considere as seguintes características:
I) Aumento gradual da carga horária total das três séries.
II) Exclusão de componentes para a constituição das áreas de conhecimento.
III) Flexibilidade como princípio de organização curricular.
IV) Indissociabilidade entre Formação Geral Básica e Itinerários Formativos.
Assinale a alternativa que indica mudanças que ocorrem no Ensino Médio em âmbito nacional – e que também se aplicam à rede estadual paulista.
a.
I, III e IV, apenas.
b.
I, II, III e IV.
c.
I e III, apenas.
d.
I, II e III, apenas.
e.
I e II, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e.
I, III e IV, apenas.
Explicação:
e.
I, III e IV, apenas. Sua opção demonstra que você identifica as características do Novo Ensino Médio, instituído pela LDB ( Lei nº 9.394 de 1996 ) com alterações feitas pela Lei 13.415 de 2017. Uma dessas características é a ampliação gradativa da carga horária (como afirma a alternativa I): “a carga horária mínima anual (...) deverá ser ampliada de forma progressiva, no ensino médio, para mil e quatrocentas horas, devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017” (Lei 13.415 de 2017; ênfase adicionada).
Uma segunda característica é a “Flexibilidade como princípio de organização curricular” (explicitada na alternativa III), definida na BNCC (“...a flexibilidade deve ser tomada como princípio obrigatório pelos sistemas e escolas de todo o País”, cabendo aos sistemas e escolas “adotar a organização curricular que melhor responda aos seus contextos e suas condições: áreas, interáreas, componentes, projetos, centros de interesse etc.”. (BNCC, 2018, p. 471; ênfase adicionada).
A terceira característica é a indissociabilidade entre Formação Geral Básica e Itinerários Formativos (alternativa IV), definida no Art. 10 das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: “Os currículos do ensino médio são compostos por formação geral básica e itinerário formativo, indissociavelmente”. (DCN, 2018; ênfase adicionada).