Considerando o texto acima e as aulas conceituais, descreva em um pequeno texto (entre 10 e 15 linhas) o processo de degradação das gorduras através da betaoxidação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Teoricamente, exercícios aeróbicos moderados e leves usam gordura como principal fonte de energia, enquanto atividades intensas priorizam o consumo glicose - pois o corpo necessita de energia rápida. Mas isso não quer dizer que um treino moderado é o mais eficiente para reduzir o estoque de gordura corporal, como se acreditou durante muito tempo. Hoje, a maior parte dos especialistas defende que modalidades aeróbicas corrida, caminhada, ciclismo, natação feitas em alta intensidade são as mais eficientes para mobilizar os estoques de gordura. Motivo mesmo que a gordura não seja o principal combustível, esse tipo de treino proporciona grande gasto calórico e gera um estresse muito grande no organismo. Assim, você gasta muita energia para se recuperar do esforço e o metabolismo pode ficar acelerado por até 48 horas, aumentando a queima de gordura. Considerando o texto acima e as aulas conceituais, descreva em um pequeno texto entre 10 e 15 linhas o processo de degradação das gorduras através da betaoxidação. Materiais que você pode (e deve) utilizar como base para responder esta atividade: - Livro da disciplina (LARA-KAMEI, M. C.S. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: Unicesumar, 2019), disponível em PDF no ambiente da disciplina. - Capítulo 2 do livro: Fisiologia do Exercício (KENNEY, W. L.; WILMORE, J. H.; COSTILL, D. Fisiologia do Esporte e do Exercício. Editora Manole, 2013). - Para acessar o livro clique em: Bibliotecas > Minha Biblioteca, na aba vermelha de seu Studeo e busque pelo título do livro "Fisiologia do Esporte e do Exercício", da capa roxa
A betaoxidiação é um processo que consiste na quebra de lipídios, mais especificamente os triglicerídeos, onde os ácidos graxos são degradados pela mitocôndria. O processo é iniciado quando os glicerol é separado dos ácidos graxos, posteriormente os ácidos graxos vão sendo quebrados de dois em dois por ação enzimática, a partir da extremidade redutora. Após essa quebra os dois carbonos vão dá origem ao acétil-COA ao fim de vários processos com a ação de NAD e FAD.
Disponíveis na célula o acétil-COA não consegue entrar na mitocôndria sozinho, conta com ação da carnitina para entrar e servir como fonte energética. O processo de betaoxidação gera mais energia que o ciclo de krebs, porém só ocorre em determinadas circunstâncias. A via mais comum de obtenção energética é o metabolismo da glicose.
A betaoxidação ocorre em atividades de longa duração e em períodos de jejum prolongado, é importante saber que ela não deve ser a fonte de energia do cérebro por longos períodos, principalmente em crianças.
Aprenda mais sobre betaoxidação: https://brainly.com.br/tarefa/25272841