. Considerando o indigenismo no Brasil Império, assinale a alternativa que caracteriza os aldeamentos indígenas estabelecidos a partir de 1845: *
1 ponto
a) uma política pública de construção de escolas laicas que ensinavam a cultura indígena e portuguesa;
b) uma estratégia governamental que ensinavam técnicas de agricultura para melhor aproveitamento das terras pelos indígenas;
c) locais em que os povos originários trabalhavam geralmente na agricultura e eram catequizados;
d) uma iniciativa militar que visava proteger os territórios indígenas de invasores que desejavam expulsar os povos originários de sua terra natal;
Soluções para a tarefa
Letra C: sobre aldeamentos e o indigenismo no Brasil Império é correto dizer que ocorria em locais em que os povos originários trabalhavam, geralmente na agricultura, e eles eram catequizados.
Acerca da Política indigenista e indigenismo, afirma-se que a Política Indigenista serve para tratar de assuntos e decisões políticas que envolvem o território no qual habitam os povos indígenas brasileiros, ou seja, é um termo muito abrangente e popularmente engloba os povos indígenas como foco de políticas sociais e ambientais.
Ao longo do tempo os povos indígenas, suas organizações e outras que visam assegurar seus direitos acabaram por tornar-se os protagonistas do que chamamos de Política Indigenista, visto que o Estado é de certo modo negligente e às vezes demonstra não ter capilaridade suficiente (ou vontade) para atender todas as necessidades dos povos indígenas.
É correta a alternativa C, de modo que os aldeamentos da década de 1840 ainda tinham por base as mesmas práticas que os jesuítas tinham em relação aos povos nativos desde o Século XVI, sendo também esta prática do Segundo Reinado conduzida, em grande parte, pela Igreja Católica.
Uma mudança que se podia observar, contudo, era a valorização simbólica dos povos nativos, que deixaram de ser apontados como "selvagens cruéis", como era comum na colonização, e passaram a ser vistos como "bons selvagens", uma forma europeia de compreender os povos nativos como dotados de um sistema político diferente. Garantir a preservação destas culturas era uma forma, já então, de defender uma concepção do que significava ser brasileiro.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/10625623