História, perguntado por Nelly15, 1 ano atrás

Considerando o contexto em que viveu o reinou D.pedro l responda qual é a diferença entre um liberal e um absolutista

Soluções para a tarefa

Respondido por DJcinderela
123
Liberal- quando o rei não governa "sozinho", ou seja, segue conselhos, obedece certas leis, etc.
Absolutista- quando o rei exerce o poder absoluto e só ele manda.

Respondido por Suzi072022
3

Durante o Primeiro Reinado (1822-1831), período em que reinou D. Pedro I, um político liberal era aquele que acreditava na descentralização política, no federalismo e, alguns, defendiam o republicanismo. Já um absolutista é a favor da centralização do poder na figura do monarca.

No Primeiro Reinado, o Congresso instaurou uma Assembleia Constituinte que foi desfeita por D. Pedro I. Este, convocou políticos aliados e, nessas reuniões, foi criada a Constituição de 1824, a primeira do Brasil.

Na Constituição de 1824 foi instituído o Poder Moderador junto dos outros três poderes cunhados pelo filósofo iluminista Montesquieu (Executivo, Legislativo e Judiciário).

O Poder Moderador dava ao imperador a capacidade de interferir em todas as instâncias do governo, desfazer gabinetes e decisões, e foi conhecido como o “absolutismo constitucional” de D. Pedro I.

Absolutismo e Liberalismo

  • O Absolutismo foi a forma de governo que dominou monarquias europeias na Idade Moderna, como Portugal, França, Inglaterra e Espanha.
  • Cada um tinha sua especificidade, mas, no geral, defendia a existência de um poder absoluto, o que se estendia para a economia.
  • O Liberalismo foi uma teoria política que surgiu no século XVII e que questionava o monopólio de poder, defendendo a liberdade individual e mercantil.
  • Embasou vários pensadores iluministas e, por consequência, as revoluções burguesas do século XVIII.

Sobre a Constituição de 1824, confira: https://brainly.com.br/tarefa/19173556

#SPJ2

Perguntas interessantes