Matemática, perguntado por gigatubinho, 4 meses atrás

Considerando duas frações de denominadores diferentes não é possível efetuar as operações de adição e subtração entre ambas. Para que as duas operações sejam possíveis é necessário escrever as duas frações com o mesmo denominador. Se quisermos efetuar as operações de adição e subtração entre as frações quatro quintos e sete terços qual será o denominador comum que ambas deverão ser reescritas?​

Anexos:

660midari: TERMINEI...

Soluções para a tarefa

Respondido por emanuelaaires06
2

Resposta:

Podemos transformar duas frações que representam quantidades diferentes de um mesmo inteiro, por exemplo, 1/2 e 2/5 em frações com denominadores iguais. Esse processo é conhecido como redução de fração ao mesmo denominador.

Para reduzir as frações 1/2 e 2/5 ao mesmo denominador devemos encontrar as frações equivalentes a cada uma delas, ou seja, frações diferentes, mas que representam a mesma quantidade.

1/2 é o mesmo que a metade de um inteiro, pois dividimos o inteiro em 2 partes iguais e consideramos 1, portanto é possível dividir esse mesmo inteiro em partes diferentes e continuar considerando a metade do inteiro, veja:

Todas essas frações 2/4, 3/6, 4/8 e 5/10 são equivalentes a 1/2, pois representa a mesma quantidade.

Se pegarmos esse mesmo inteiro utilizado acima e encontrarmos frações equivalentes a 2/5, teremos:

Como as frações equivalentes a 1/2 e 2/5 foram encontradas levando em consideração o mesmo inteiro, podemos dizer que as frações 1/2 e 2/5 transformadas em um mesmo denominador ficariam respectivamente iguais a 5/10 e 4/10.

Uma maneira mais prática de reduzir as frações ao mesmo denominador é encontrar o mínimo múltiplo comum (menor múltiplo comum) dos números que representam os denominadores, por exemplo:

As frações 3/20 e 5/6 possuem os números 20 e 6 como denominadores e o menor múltiplo comum (mmc) entre eles é 60. Assim, o denominador comum das frações 3/20 e 5/6 será 60.

Depois de encontrar o “novo denominador” temos que dividi-lo pelo “antigo” e multiplicar o resultado pelo numerador, devemos fazer sempre esse processo, pois se mudamos o denominador temos que encontrar um numerador proporcional. Veja como é feito:

 

n sei se ajuda


gigatubinho: só quero a resposta
anajlxz: Só a respostas por favor
Respondido por 660midari
5

Resposta:

A)15

Explicação passo a passo:

= 3 2/15

O menor múltiplo comum possível: 15 o mínimo múltiplo comum de ambos os denominadores.

4/5 deve ser expandido 3 , resultado: 12/15

7/3  deve ser expandido 5 , resultado: 35/15

12/15 + 35/15

Adicione os numeradores.

15/47

E converta para números mistos

= 3 2/15

POR FIM,TIRAMOS UMA CONCLUSÃO DE QUE A RESPOSTA CORRETA EH A)15.


anajlxz: Obrigada
Perguntas interessantes