Considerando as ideias de Tomás de Aquino em relação à Igreja e ao Estado, Avalie as afirmativas a seguir com V para as verdadeiras ou F para as falsas.
I - Resistir à ordenança do rei, ainda que esta contrariasse os princípios da cristandade, era considerado por Tomás de Aquino uma transgressão às leis divinas.
II - A filosofia de Tomás de Aquino teve grande influência do pensamento de Platão, principalmente no que diz respeito aos conceitos políticos desenvolvidos em suas obras.
III - Para Tomás de Aquino, as verdadeiras leis estariam fundamentadas na razão. Somente por meio da observância dessas leis o ser humano poderia alcançar a beatitude.
IV - Segundo o pensamento tomista, a Filosofia contrapõe-se à Teologia, uma vez que a razão se opõe à fé.
É correto o que se afirma em:
V, F, V, V
V, V, F, F
F, F, F, V
F, F, V, F
V, V, V, V
Soluções para a tarefa
As ideias de Tomás de Aquino em relação à Igreja e ao Estado:
F, F, V, F
I - FALSO - Resistir à ordenança do rei, ainda que esta contrariasse os princípios da cristandade, era considerado por Tomás de Aquino uma transgressão às leis divinas.
As leis divinas são reveladas nos Evangelhos e servem como instrumento de correção das leis humanas.
II - FALSO - A filosofia de Tomás de Aquino teve grande influência do pensamento de Platão, principalmente no que diz respeito aos conceitos políticos desenvolvidos em suas obras.
Tomás de Aquino elaborou uma síntese entre o pensamento de Aristóteles, com a religião ou a ciência da revelação. Ao conciliar filosofia e cristianismo, a intenção de Tomás de Aquino era clara: fazer com que as verdades da fé continuassem irrefutáveis.
III - VERDADEIRO- Para Tomás de Aquino, as verdadeiras leis estariam fundamentadas na razão. Somente por meio da observância dessas leis o ser humano poderia alcançar a beatitude.
Segundo Tomás de Aquino existem quatro leis: a lei eterna, a lei natural, a lei humana e a lei divina. A lei eterna constitui a própria razão divina que governa todo o universo. A lei natural são os preceitos e normas considerados parte da natureza dos seres. A lei humana que deve refletir a lei natural e a lei eterna. A Lei divina que está expressa nas Sagradas Escrituras.
IV - FALSO - Segundo o pensamento tomista, a Filosofia contrapõe-se à Teologia, uma vez que a razão se opõe à fé.
Para Tomás de Aquino, não há contraposição entre fé e razão. Pelo contrário, para ele, há verdades que são acessíveis pela razão natural, como as verdades sobre a existência de Deus e outras que dizem respeito a problemas simples e não misteriosos e, por isso, acessíveis ao homem somente por meio da razão natural.
Bons estudos!