Conhecendo a Mesopotamia
Mesopotâmia é o nome de uma região localizada no Oriente Médio que abrigou algumas das maiores civilizações da Antiguidade oriental. É importante mencionar que, quando falamos de Mesopotâmia, estamos falando de uma região e não de povos. O termo em questão foi uma nomenclatura dada pelos gregos antigos. A Mesopotâmia foi o lar de algumas das maiores civilizações da Antiguidade.
No idioma grego, Mesopotâmia significa "terra entre rios", pois meso significa "no meio" ou "entre" e potam significa "rio". Essa nomenclatura faz sentido porque os povos que habitaram a região, de fato, estavam em uma terra que ficava bem no meio de dois rios: o Tigre e o Eufrates.
Esses dois rios tornavam a Mesopotâmia uma espécie de oásis. Sendo assim, a Mesopotâmia possuía água abundante, solo fértil e recursos disponíveis, o que garantiria a sobrevivência dos seres humanos. Isso explica por que a Mesopotâmia foi uma das regiões que abrigaram os primeiros assentamentos humanos.
Surgimento das cidades da Mesopotamia
Os primeiros assentamentos humanos surgiram na Mesopotamia, por volta de 10.000 a.C. Isso aconteceu no processo de sedentarização dos seres humanos, que, pouco a pouco, foram abandonando o nomadismo e fixando-se em um local para sobreviver da agricultura e da criação de animais.
No entanto, no caso mesopotâmico, o cultivo do solo exigiu grandes habilidades manuais dos seres humanos, uma vez que era necessário controlar a água para garantir sua sobrevivência. Assim, foi necessário a construção de barragens para impedir que as cheias dos rios inundassem as plantações, mas era necessário também a construção de canais de irrigação para impedir que o Sol secasse o solo e matasse as plantas.
Esse modo de vida contribuiu para o surgimento da civilização, e dai veio a primeira cidade mesopotâmica de que se tem conhecimento. Acredita-se que a cidade de Eridu, no sul da Mesopotâmia, tenha surgido por volta de 5400 a.C. Os historiadores acreditam que, após Eridu, os primeiros grandes avanços da humanidade aconteceram.
O historiador Paul Kriwaczek afirma, por exemplo, que em Eridu (e outras cidades vizinhas que foram surgindo) tenha se desenvolvido um Estado centralizado, uma hierarquia de classes, uma divisão do trabalho, uma religião organizada, bem como a escrita, literatura, música, educação, entre outros. Para os mesopotâmicos, a cidade teria sido fundada por Enki, uma divindade conhecida por ter ensinado os conhecimentos da civilização aos seres humanos.
4) por que o estudo da região da Mesopotâmia é tão importante para o nosso conhecimento?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Sumérios e acádios habitaram a região do Crescente Fértil. Os sumérios nas terras que correspondem parte dos atuais Iraque e Kwait, enquanto os acádios no território que hoje é o Iraque. Ambos os povos foram unificados pelo rei Sargão I.
juliscarmo321:
obg
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
Filosofia,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Contabilidade,
9 meses atrás