Conforme Rocha (2017), o etnocentrismo se ancora em um reforço da identidade do "eu". Na sociedade ocidental em particular, ele possui aliados muito fortes, de modo que se constitui, também, a partir de uma lógica de progresso, desejo de riqueza e ânsia por conquista, suprimindo e eliminando a diferença.
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 3. (Apostila)
Ocorrem como consequência do etnocentrismo:
I. O julgamento de diferentes realidades com base na cultura de quem observa.
II. Interpretação do mundo livre de preconceitos.
III. O egocentrismo social.
IV. No plano intelectual a dificuldade de pensar a diferença, no plano afetivo, sentimentos como medo e hostilidade.
Soluções para a tarefa
Alternativas: 1, 3 e 4
O etnocentrismo não gera uma interpretação de mundo livre sem preconceitos, muito pelo contrário, ele classifica uma cultura como superior a outra, tanto em seus valores culturais como étnicos e seu desenvolvimento econômico e organizacional. Apenas I, III e IV estão corretas.
O conceito de etnocentrismo surge como a valorização de uma cultura acima de outras, ou seja, quando os indivíduos de determinado grupo afirmam serem melhores que outros por algum aspecto, podendo ser socialmente, ou etnicamente.
Por fim, a afirmação da cultura Europeia se afirmar maior que as culturas de matrizes africanas, partiu do choque entre as culturas individuais e coletivas desses povos, assim como os crimes de preconceito ao redor do mundo e a abominação a população indígena por serem julgadas como primitivas também são um bom exemplo deste entendimento.
Mais sobre este tema:
brainly.com.br/tarefa/19855846