Filosofia, perguntado por Bia118855, 1 ano atrás

Compare Rousseau com Voltaire.

Soluções para a tarefa

Respondido por Tiagoxd100
6

TEMPOS IGUAIS, IDEIAS CONTRÁRIAS: VOLTAIRE E ROUSSEAU

→ OBSERVAÇÃO; Tempos iguais, ideias contrarias <VOLTAIRE E ROUSSEAU>

Apesar de serem da mesma época e terem vivido o mesmo processo que deu origem a Revolução Francesa, Voltaire e Rousseau, seguiam linhas de pensamento contrárias, que de uma forma ou de outra acabaram por influenciar o sistema da revolução.

Talvez por terem origens bem diferentes: Voltaire, que era da capital, não media esforços para participar do monde parisiense, e fazer parte da elite francesa, enquanto Rousseau, que era oriundo de Genebra, e que só chegou a Paris aos 40 anos, nunca conseguiu se adaptar ao artificialismo social característico do esprit de finesse que tanto lhe causava desconforto e antipatia.

Enquanto Voltaire caracterizou-se por enfatizar um conteúdo crítico em sua obra e demonstrar as contradições sociais, direcionando o raciocínio geral para que assim, se repensasse todo o legado deixado pela tradição; Rousseau contestava a preocupação francesa com a impressão causada ao outro, com a importância em que a opinião alheia causava interferência na independência social das pessoas.

Voltaire, que ao mesmo tempo em que era atraído pela negação e que lutava incessantemente contra todas as formas de dogmatismo e predeterminação, mostrou-se altamente contraditório ao explicar sua posição: \u201cO povo deve ser dirigido e não instruído, ele não é digno de sê-lo. Quarenta mil sábios, é mais ou menos o que eles precisam.

Apesar de defender o pensamento crítico dos homens, ensinando-os a ter razão absoluta e sabedoria em suas avaliações, livres de todos os preconceitos, criando assim um novo tipo de sociedade pensante e que reunisse condições intelectuais de direcionar os seus próprios caminhos a um futuro melhor, caia em contradição ao entender o povo como uma massa que só tinha os braços para viver. Duvidando que ela jamais teria tempo e capacidade para se instruir, morrendo de fome antes de se tornarem filósofos.

Mesmo defendendo o direito social de liberdade de pensamento e expressão, convencendo o povo francês que era legítimo seus direitos de ter essa faculdade, ele não a considerava igual a todos, reconhecendo assim, a existência de desigualdade entre os homens e concebia a sociedade ser governada por um outro tipo de aristocracia, formada por homens cultos e letrados.

Rousseau, por seu lado, preocupava-se em descobrir o que fazer para que a humanidade civilizada se regenerasse e os homens recuperassem a liberdade perdida, formulou uma proposta pautada em dois eixos: o primeiro, o Contrato Social, uma solução política para preservar a sociedade e fazer com que o ser humano recuperasse sua liberdade através da união por laços mais estreitos, o que resultaria na substituição da vontade pessoal dos homens; o segundo: uma nova comunidade deveria surgir, onde prevaleceria a vontade comum e não a individual.

Para Rousseau, a educação aos jovens seria a única forma de compreensão da nova filosofia de formação social. Ao contrário de Voltaire, ele valorizou os homens simples que não desempenhavam nenhum papel de destaque dentro da sociedade.

Não só ao contrário de Voltaire, como também de todos os que impuseram o antigo regime, Rousseau qualificava os homens como iguais, pelo simples fato de serem todos homens; isso por si só, os dava o direito da igualdade.

É grande, mais completo... Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes