como você faria para determinar experimentalmente a densidade corporal aproximada de uma pessoa ?
Soluções para a tarefa
O conceito de densidade é dado pela razão entre a massa de certo corpo, e o volume que este mesmo ocupa.
Para medir a massa de uma pessoa, podemos simplesmente usar uma balança para fazer tal tarefa, porém para medir o volume não é tão simples.
Uma maneira prática e simples, seria mergulhar a pessoa em um compartimento de água, e medir a variação do volume do mesmo.
Como o corpo não ocupa o mesmo lugar que a água, a variação do volume do líquido será igual ao volume do corpo da pessoa. Sendo assim, basta dividir a massa antes medida pela balança, pelo volume medido depois dese processo.
Espero ter ajudado.
Resposta:A Biomecânica pode ser entendida como uma ponte de encontro entre a Mecânica, que é um ramo da Física, e várias Ciências Biológicas, como a Medicina, a Fisioterapia, a Veterinária e as Ciências dos Esportes. O principal objeto de estudo da Biomecânica é o movimento de humanos e outros seres vivos. Ao analisar os movimentos de um corpo humano, um especialista em Biomecânica consegue compreender melhor como as forças afetam as estruturas do corpo e como estas forças controlam o movimento. A Biomecânica é um campo de estudo de fundamental importância para diversos profissionais que lidam com o movimento de pessoas. É o caso dos especialistas em reabilitação de pacientes com lesões musculoesqueléticas, em implantes de próteses em regiões articulares, em projetos de próteses de amputados, em assessoria técnica de atletas de alto desempenho, em projetos de equipamentos esportivos, em ergonomia, etc.
Nesta atividade, você poderá deduzir como determinar os volumes e as massas da mão e do antebraço. À primeira vista, isso poderia parecer impossível para você, já que não se pode simplesmente destacar uma parte de um corpo de uma pessoa para medir a sua massa numa balança, não é mesmo? Apesar de não ser possível fazer isso com uma pessoa viva, pesquisadores realizam esse tipo de experimento com cadáveres.
Medindo-se as massas e os volumes de diversos membros do corpo, foi possível calcular as densidades desses membros. O problema é que essas densidades variam de membro para membro e de pessoa para pessoa. Afi nal, a proporção entre os materiais que compõem o membro de uma pessoa, tais como gordura (dgordura ≈ 0,9 kg/L),
massa magra (dmassa magra ≈ 1,1 kg/L) e osso (dosso ≈ 1,8 kg/L), varia de acordo com a sua idade, origem étnica, compleição física, etc.
Depois de fazer medições em uma grande quantidade de diferentes cadáveres, pesquisadores construíram o gráfico seguinte, que mostra como variam as densidades de alguns segmentos do corpo em função da densidade do indivíduo.
a) A densidade corporal de uma pessoa pode ser determinada pelo quociente entre a sua massa, medida através de uma balança, e o seu volume, medido ao submergir completamente essa pessoa em uma banheira cheia de água (o volume de água transbordado é igual ao volume da pessoa).
b) De acordo com o gráfico, quanto maior for a densidade corporal, maior será a densidade do segmento do corpo.
c) O segmento do corpo de maior densidade é a mão. Isso se deve ao fato da mão ser constituída, em boa parte, de osso, que é um material de grande densidade.
d) O segmento do corpo de menor densidade é a coxa. Isso se deve ao fato da coxa ser constituída, em boa parte, de gordura e massa magra, materiais de baixa densidade.
e) Por submersão. Ao submergir a mão em um recipiente completamente cheio de água, pode-se determinar, por transbordamento, o volume aproximado da mão. Em seguida, submergindo o braço até o cotovelo, pode-se determinar, por transbordamento, a soma dos volumes da mão e do antebraço. O volume do antebraço pode ser obtido pela diferença entre esse volume e o volume da mão.
f) Para se determinar a massa do antebraço, basta multiplicar a densidade do antebraço pelo volume do antebraço (determinado no item e). A densidade do antebraço, por sua vez, é determinada utilizando-se a densidade corporal e o gráfico fornecido.