como trabalhar com unidades de medida e notação científica?
Soluções para a tarefa
COMO TRABALHAR COM UNIDADES DE MEDIDA:
Sempre que queremos trabalhar com unidades de medida, usamos o Sistema Internacional (famoso SI). Ao pesquisar as unidades cabíveis a esse sistema, verá que existe um padrão. Não citarei todos aqui, pois são muitas unidades sobre coisas diferentes, mas direi algumas que nunca devemos esquecer:
- Velocidade: m/s (metros por segundo)
- Comprimento: m (metros)
- Temperatura: K (Kelvin)
- Massa: kg (quilograma)
- Volume: m³ (metros cúbicos)
- Pressão: N/m² (Newton por metro quadrado) ou Pa (Pascal)
Para conversão de unidades de medidas, você pode pesquisar a relação entre as unidades e a proporção, assim fica mais fácil de trocar a unidade.
COMO TRABALHAR COM NOTAÇÃO CIENTÍFICA:
Muitas vezes comete-se este erro quando vamos escrever números em notação científica, no entanto existe um "padrão" para que esses números possam ser escritos corretamente.
Na notação científica devemos observar algo muito simples:
Para escrever um número em notação científica, deve-se observar uma coisa bem importante: Quantos algarismos existem antes da vírgula?
A quantidade de algarismos (números) antes da vírgula deve ser apenas um.
Quando movemos um número à direita da vírgula, adicionamos +1 ao expoente do 10. Sendo assim, adicionamos +2 ao expoente, caso sejam passados dois números à direita da vírgula. Quando ocorre o contrário, onde um número deve ser passado à esquerda, subtrai-se 1 do expoente do 10. E assim por diante.
Exemplo:
- 344,2.10³ deve ser escrito assim: 3,442.10⁵
- 0,041.10⁵ deve ser escrito assim: 4,1.10³