Biologia, perguntado por miinbraga2006, 8 meses atrás

como ocorre a reprodução dentro de cada grupo de seres vivos: Bactérias, plantas, mamíferos, peixes, estrelas-do-mar

Soluções para a tarefa

Respondido por francisco00000
4

bactérias=assexuado

algumas plantas=assexuada ou sexuadas

mamiferos=sexuado

peixes=sexuado

estrelas-do-mar=assexuado

cogumelos=assexuado

aves=sexuada

espojas-do-mar=sexuada ou assexuda

Explicação:

As vantagens e desvantagens:

assexuada: a vantagem da reprodução assexuada é que seu período de duração é mais curto, podendo aumentar a população com maior velocidade e, também, não há gasto de energia na produção de gametas.

a desvantagem é a é a baixa variabilidade genética isso é quando o ambiente mudar á uma alta porcentagem de morrer dando extinção a toda especie.

sexuada: a vantagem da reprodução sexuada é que vai ter diferença genética dando assim uma chance maior de sobrevivência a espécie. a desvantagem é que a reprodução é mais demorada.

Respondido por mmxx
1

Resposta:

PLANTAS

Assim como os animais, as plantas também se reproduzem assexuadamente e sexuadamente. A reprodução assexuada é mais comum entre as plantas do que entre os animais. Nelas, esse tipo de reprodução pode ocorrer por propagação vegetativa ou por meio de esporos.

       Propagação Vegetativa: a planta tem capacidade de formar novos indivíduos a partir de um fragmento dela mesma;

       Reprodução por Esporos: a planta se reproduz a partir de células reprodutivas, denominadas esporos. Um esporo, em condições favoráveis, pode originar um novo indivíduo, sem que ocorra fusão com outras células.

Nas plantas com sementes (gimnospermas e angiospermas) o esporófito é grande e visível, correspondendo à fase mais conhecida da planta. Já o gametófito apresenta o tamanho reduzido e dura um período curto.

       Nas gimnospermas, os gametófitos encontram-se nos estróbilos, enquanto nas angiospermas os gametófitos estão nas flores.

Esse tipo de reprodução ocorre quando há transferência dos grãos de pólen para o sistema reprodutor das plantas (mais propriamente no estigma), ocorrendo a polinização.

BACTÉRIAS

reprodução das bactérias é por reprodução binária. Nesse processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e divide-se em duas

ESTRELAS-DO-MAR

As estrelas-do-mar podem possuir sexos separados a maioria dos Asteroides podem apresentar reprodução assexuada, é comum que isso envolva uma divisão do disco central, de forma que o animal se separa em duas partes. Cada metade então regenera a parte perdida do disco e dos braços, formando assim outra estrela. Mas há exceções, tem asteroides que são dioicos e existem dez gônadas, duas em cada braço. As gônadas têm parede dupla e são semelhantes a cachos de uva, normalmente ocupam somente uma pequena área do braço. No entanto quando preenchida com óvulos ou espermatozoides, as gônadas quase preenchem completamente cada um dos braços. Existe um gonóporo ou um grupo de gonóporo para cada gônada, localizada entre as bases dos braços. Na maioria dos Asteroides, os óvulos e espermatozoides são eliminados livremente na água, onde ocorre a fecundação. Existe geralmente uma única estação reprodutiva por ano. Uma única fêmea pode eliminar cerca de 2.500.000 ovos. Os ovos são liberados e os indivíduos nos estágios de desenvolvimento são planctônicos. Em algumas exceções há estrelas do mar (principalmente da antártica) que incubam ovos sob o disco em depressão na superfície aboral. Os asteroides que incubam, possui um desenvolvimento direto. Há também em raras exceções de estrelas do mar hermafroditas, como a estrela do mar europeia, que é protandrica

PEIXES

A maioria dos peixes ósseos apresenta fecundação externa: a fêmea e o macho liberam seus gametas na água. Após a fecundação do óvulo por um espermatozoide, forma-se o zigoto. Em muitas espécies de peixes ósseos, o desenvolvimento é indireto, com larvas chamadas alevinos.

Nos peixes cartilaginosos, a fecundação é geralmente interna: o macho introduz seus espermatozoides no corpo da fêmea, onde os óvulos são fecundados. O desenvolvimento é direto: os ovos dão origem a filhotes que já nascem com o aspecto geral de um adulto, apenas menores.

MAMÍFEROS

Os mamíferos se reproduzem por acasalamento. Em quase todas as espécies de mamíferos, a fêmea carrega o filhote em desenvolvimento dentro do corpo após o acasalamento. O filhote desenvolve-se no interior de um órgão chamado útero, que fica dentro do corpo da mãe. Ali, ele recebe alimento por meio do corpo da mãe.

Explicação:

Perguntas interessantes