Geografia, perguntado por joaofortuna12345amor, 10 meses atrás

Como o desgaste das estatuas poderia ser explicado?

Soluções para a tarefa

Respondido por ISABELLITA6
35

Resposta:

chuva ácida

Explicação:

Muitos monumentos históricos, como estátuas e patrimônios da humanidade, são feitos pensando-se que eles irão permanecer por séculos. Porém, devido à ocorrência de chuva ácida, esses objetos vão sendo corroídos e destruídos em menor tempo que o previsto.

Mas, por que a chuva ácida consegue literalmente dissolver os monumentos históricos?

Para responder a essa pergunta, temos que saber primeiro qual é a constituição básica da maioria dessas obras de arte e da chuva ácida. Depois temos que relembrar um pouco de Química Inorgânica para entendermos a reação que acontece e os produtos formados nessa reação.

Os dois maiores vilões da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio, principalmente o NO2, e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3). Os óxidos de nitrogênio reagem com a água da chuva, formando o ácido nítrico (HNO2) e o ácido nitroso (HNO3), conforme se pode ver abaixo:

N2(g) +  2 O2(g) → 2 NO2(g)

NO2(g) + H2O(l)→ HNO2(aq) + HNO3(aq)

Já os óxidos de enxofre reagem com a água, formando ácidos fortes. Por exemplo, quando o SO3 reage com a água da chuva, forma-se o ácido sulfúrico (H2SO4):

S(s) +  O2(g) → SO2(g)

SO2(g) + H2O(l)→ HSO3(aq) (Ácido sulfuroso)

SO2(g)+  ½ O2(g) → SO3(g)

SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq) (Ácido sulfúrico)

Agora, a maioria dos monumentos históricos são feitos de mármore, que é o carbonato de cálcio em sua forma cristalina (CaCO3(s)), e de pedra-sabão, cuja constituição apresenta o carbonato de sódio (Na2CO3(s)).

Antigo muro de pedra corroído pelo tempo e poluição de chuva ácida

Anexos:
Perguntas interessantes