Como foi a formação dos incas?
Soluções para a tarefa
«As quatro regiões do mundo»
Império Inca
TahuantinsuyoImpério Pré-Colombiano←
1438 – 1533 →
→
→
BandeiraLema nacional
"Ama llulla, ama quella, ama sua"
(Não mentir, não vagar, não roubar)ContinenteAmérica do SulCapitalCusco
13° 31' S 71° 59' OLíngua oficialQuíchuaOutros idiomasAymara, Puquina, Quingnam, Mochica, Mapudungun, Chacha, Cacán, Caranqui, Pasto, Esmeralda, Sechura, Culli, Chipaya, Uru, Kunza, Canhari.ReligiãoReligião IncaGovernoImpérioSapa Inca • 1438-1472Pachacuti • 1472-1493Túpac Yupanqui • 1493-1525Huayna Capac • 1525-1532Huáscar • 1532-1533AtahualpaHistória • 1438Fundação do Tawantinsuyu por Pachacuti • 1527Início da Guerra civil entre Huáscar e Atahualpa • 1533Conquista espanholaÁrea • 15002 000 000 km2População • 1500 est.14 000 000 Dens. pop.7 hab./km²
Império Inca (Tawantinsuyu em quíchua) foi um Estado criado pela civilização inca, resultado de uma sucessão de civilizações andinas e que se tornou o maior império da América pré-colombiana. A administração política e o centro de forças armadas do império ficavam localizados em Cusco (em quíchua, "Umbigo do Mundo"), no atual Peru. O império surgiu nas terras altas peruanas em algum momento do século XIII. De 1438 até 1533, os incas utilizaram vários métodos, da conquista militar à assimilação pacífica, para incorporar uma grande porção do oeste da América do Sul, centrado na Cordilheira dos Andes, incluindo grande parte do atual Equador e Peru, sul e oeste da Bolívia, noroeste da Argentina, norte do Chile e sul da Colômbia.
O império abrangia diversas nações e mais de 700 idiomas diferentes, sendo o mais falado o quíchua. Outro idioma que se destacava era a língua aimará, de uma das principais etnias componentes, os aimarás. O nome quíchua para o império era Tawantinsuyu, que pode ser traduzido como as quatro regiões ou as quatro regiões unidas. Antes da reforma ortográfica era escrita em espanhol como Tahuantinsuyo. Tawantin é um grupo de quatro partes (tawa significa "quatro", com o sufixo -ntin que nomeia um grupo); Suyu significa "região" ou "província". O império foi dividido em quatro Suyus, cujos cantos faziam fronteira com a capital, Cusco (Qosqo).
Darcy Ribeiro considera esse padrão de organização social, que denomina de "império teocrático do regadio", semelhante aos formados há mais ou menos dois mil anos na região Mesopotâmia ou às civilizações que se desenvolveram na Índia e China mil anos depois e às civilizações Maias e Astecas na Mesoamérica. Segundo Ribeiro, esse tipo de formação imperial caracteriza-se pela tecnologia de irrigação (regadio), desenvolvendo sistemas de engenharia hidráulica, agricultura irrigada (exceção talvez dos Maias que apenas possuíam o domínio do transporte das águas), metalurgia do cobre e bronze, técnicas de construção (com deslocamento e cortes de pedras até hoje desconhecidos), notação numérica (quipos), escrita ideográfica (no caso dos astecas) e técnicas de comunicação. Devido ao seu governo centralizado, a organização social do império inca é frequentemente comparada àquela idealizada por governos socialistas.