como as informações sai do nucleo celular sendo que o DNA fica restrito ao nucleo?
Soluções para a tarefa
As informações que estão contidas no DNA, mesmo restrito ao núcleo, saem por meio de um processo chamado de transcrição, e posteriormente serão traduzidas, pelo processo de tradução.
Antes de explicar melhor como ocorre esse processo todo, é importante ressaltar que o nosso DNA, é formado por 4 bases nitrogenadas, são elas :
- Adenina (A)
- Timina (T)
- Guanina (G)
- Citosina (C)
Toda informação genética que está guardada no seu DNA, está no formato dessas 4 letras, seja a cor dos olhos, sua altura, inteligência, cor do cabelo, entre várias outras características suas.
E é sabendo disso, que vamos poder entrar no processo de entender como tudo ocorre.
- Mas o que é a transcrição ?
Como dito anteriormente, todas as suas características estão em formato de 4 bases nitrogenadas no seu DNA, só que o DNA ele só fica dentro do núcleo, então de uma maneira ou outra, essas informações precisam ser lidas. Para isso ocorrer, existe uma enzima chamada de RNA polimerase, e ela vai ser muito importante.
- Qual vai ser sua função ?
Vamos supor que você tenha olhos castanhos, e a sequência de bases nitrogenadas que codificam essa característica seja a seguinte :
TACATCGTATG >>>>> Cor dos seus olhos
De maneira resumida, essa enzima vai se ligar a essa região, e começar a passar por cima dela, só que a medida que ela vai deslizando sobre essa fita de DNA, um novo ácido nucleico vai sendo formado, esse ácido nucleico é chamado de RNA mensageiro.
Para prosseguirmos, é preciso lembrar que o RNA também é formado por 4 bases nitrogenadas, assim como o DNA, com uma diferença apenas, as 4 bases do RNA, são :
- Adenina (A)
- Uracila (U)
- Guanina (G)
- Citosina (C)
No processo de transcrição, a enzima RNA polimerase, vai ordenar a sequência de bases nitrogenadas que vai formar o RNA mensageiro. De tal maneira que quando estiver presente a Adenina no DNA, a base nitrogenada será a Uracila no RNA, se estiver presente a Guanina no DNA, vai ser a Citosina no RNA, e se for Timina no DNA, a Polimerase vai ordenar que a próxima base seja a Adenina no RNA. E assim a informação que está no DNA vai ser transcrita pro RNA.
Dessa maneira, a cor dos seus olhos na fita de DNA no exemplo acima seria transcrita pro RNA da seguinte maneira :
DNA : TACATGGTATGCATT >>>>> Cor dos olhos
RNA : AUGUACCAUACGUAA >>>>> Cor dos olhos
Esse é o primeiro passo para as suas informações saírem do núcleo e serem traduzidas mesmo o DNA estando restrito ao núcleo.
Agora entramos no processo de tradução que é o último passo
- E como ocorre o processo de tradução ?
Até o processo de transcrição, a cor dos seus olhos até então era apenas uma sequência de bases nitrogenadas no seu DNA, sendo que elas precisam ainda ser lidas de alguma maneira, e aí entra o processo de uma organela celular, chamada de ribossomo, e de outro RNA chamado de transportador.
- E o que o ribossomo vai fazer ?
O ribossomo vai deslizar sobre a fita de RNA mensageiro que contém a mensagem da informação vindo a partir da fita de DNA, só que ele vai ler essa mensagem em trincas, ou seja, de 3 bases nitrogenadas em 3 bases nitrogenadas, e essas trincas são chamadas de códons.
- Certo, mas o que isso tem a ver com a leitura de bases nitrogenadas ?
Tudo, quando o ribossomo ler um códon, vai codificar um aminoácido, por exemplo, quando o ribossomo ler o códon AUG, esse códon vai codificar um aminoácido chamado de Metionina (Met), então o ribossomo vai ordenar um pedido para outro RNA, o transportador, e o transportador por sua vez vai trazer o aminoácido metionina. No nosso exemplo acima, quando o ribossomo passar pelo códon UAC, o transportador vai trazer o aminoácido Tirosina, e quando o processo de tradução terminar, uma proteína vai ser formada que é o conjunto de vários aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas.
Bons estudos e espero ter ajudado