Como as ações antrópicas interferem no ciclo do carbono?
Soluções para a tarefa
O surgimento do efeito estufa e sua aceleração por meio da ação antrópica são indicadores diretos do desequilíbrio bioquímico na atmosfera do planeta, principalmente os fluxos, processos e reservatórios do ciclo do carbono. Ele é a principal forma pela qual o meio ambiente faz transferências e armazenamentos energéticos desta substância na natureza.
Sobre o ciclo do carbono, podemos dizer que o desmatamento, queimadas e uso de combustíveis fósseis são exemplos de ações antrópicas que interferem consideravelmente o ciclo do carbono. Como consequência disso o aumento dos níveis de gases de efeito estufa na atmosfera captura mais radiação UV, o que amplifica o os níveis de carbono e tem impacto direto no aquecimento global.
Ações antrópicas e o aquecimento global
Desde o início da revolução industrial, tem sido essencial usar combustíveis fósseis como petróleo, carvão, gás natural e urânio para produzir energia e sustentar o capitalismo. Como resultado, o homem passou a retirar os combustíveis fósseis da litosfera, o que fez com que o nível de CO2 na atmosfera aumentasse.
Nos últimos anos, houve um aumento exponencial na concentração atmosférica de dióxido de carbono. O aumento da temperatura da Terra, que resulta dessa quantidade amplificada de carbono alterando as camadas de gás atmosférico e amplificando o efeito estufa, é um dos efeitos mais óbvios desse aumento.
Saiba mais sobre Aquecimento Global em: https://brainly.com.br/tarefa/34264358
#SPJ2