Como a lava derretida sai de um vulcão em erupção, ela destrói tudo em seu caminho,
muitas vezes obrigando os moradores a abandonar suas terras para sempre. Embora esse tipo
de devastação seja geralmente confinado à área ao redor do vulcão, as erupções também podem
afetar pessoas que vivem a centenas ou milhares de quilômetros de distância. Longe do local da
erupção, gases vulcânicos e partículas finas poluem a atmosfera, resultando na redução da
qualidade do ar, chuva ácida e outras preocupações ambientais. (Retirado: Os vulcões poluem a
atmosfera? Quais os impactos ambientais causados pelas erupções vulcânicas?
Explique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vulcão é uma estrutura geológica em que ocorre o fenômeno natural responsável pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases oriundos do interior da Terra para a superfície.
O vulcanismo é a atividade pela qual o material magmático (sólido, líquido ou gasoso) atinge a superfície terrestre por meio de fendas abertas em rochas pouco resistentes da crosta terrestre.
As áreas de maior instabilidade, que coincidem com as bordas das placas tectônicas, são as de maior intensidade sísmica. Elas constituem o conhecido Círculo de Fogo do Pacífico, onde 80% dos vulcões formam um alinhamento que vai da Cordilheira dos Andes às Filipinas, passando pela costa oeste da América do Norte e pelo Japão.
A maioria dos vulcões ocorre em áreas montanhosas que acompanham as bordas das placas tectônicas. Muitos deles encontram-se submersos. Quando estão distantes da superfície, muitas vezes, as erupções nem são percebidas. Entretanto, quando estão em águas rasas, podem formar ilhas de cinzas e, em algumas situações, a lava que é acrescida ao seu cone acaba por formar novas ilhas vulcânicas, como é o caso do Havaí e da Islândia.
Explicação:
denada