como a dança é vista na sociedade ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Dependerá da dança e da sociedade.
O funk, por exemplo, é mal visto por muitos.
Já a Dança Clássica é bastante admirada pela maioria...
Digo que o nível econômico do grupo em que a Dança se relaciona interfere na sua visão geral.
O funk, por exemplo, é mal visto por muitos.
Já a Dança Clássica é bastante admirada pela maioria...
Digo que o nível econômico do grupo em que a Dança se relaciona interfere na sua visão geral.
Respondido por
8
INTRODUÇÃO
Como frisou Canevacci (1990), o “corpo é um mapa cultural” por isso a dança tem papel fundamental na sociedade como fator de desenvolvimento pessoal e coletivo.
A Dança acompanhou a evolução da humanidade desde os tempos primitivos, sempre expressando e registrando através dos movimentos seus momentos históricos, sendo considerada a primeira manifestação corporal do emocional humano.
História:
Historicamente, os primeiros registros referentes à dança, datam do Período Paleolítico Superior, então, podemos afirmar que esta forma de expressão tem sido o caminho da manifestação natural, sobre o qual, desde o início, o desenvolvimento integral do homem foi desencadeado. Foi também através desta arte que o homem se comunicou, estabelecendo assim sua interação social e consequentemente a formação de uma sociedade estruturada.
O povo primitivo dançava por inúmeros motivos: para a caçada, colheita, alegria, tristeza, rituais aos seus deuses, casamento, para homenagear a natureza, para anunciar a guerra e descobriu durante sua evolução que poderia dançar por prazer, por lazer, para ostentar sua riqueza, afirmar seu poder e distinguir a sua classe, ou seja, dançava para tudo que tinha um significado para sua existência.
No Período Neolítico refletiram o ato ritualístico dos trabalhos do cotidiano, passou a despertar prazer através da execução e das formas dos movimentos, adquirindo um caráter artístico e desenvolvendo uma expressão musical originando as danças específicas de dançarinos que eram pagos para dançar observando-se a dança com caráter, ainda que primário, de profissionalização. Constatou-se, neste período, a divisão da dança em classes sociais distintas e em danças específicas de homens e mulheres, atribuindo um caráter de distinção de classes e de gêneros relacionados aos seus respectivos papéis sociais dentro das sociedades.
Durante a Idade Média a razão da existência humana era a salvação da alma e para que isso acontecesse o corpo era renegado. A dança, uma forma de expressar as emoções, através da utilização do corpo, e ao mesmo tempo atrelada ao prazer e ao divertimento, foi banida pelas autoridades eclesiásticas.Mas contraditoriamente a própria igreja utilizou-se das danças de caráter místico como forma de atrair para o culto os fiéis necessitados de se educar na palavra de Deus.
No século XX surgiu a Dança Moderna que rejeitou os artifícios e o rigor acadêmico do Ballet Clássico e se fundamentou pela liberdade expressiva do corpo refletindo o contexto histórico na qual surgiu, um mundo industrializado onde o homem busca novas relações consigo mesmo e com a sociedade em que vive. A partir deste momento e ainda nos nossos dias surgem as mais variadas modalidades de dança, sempre atendendo, como desde o princípio, as necessidades de expressão e comunicação da humanidade explorando as infinitas possibilidades do movimento corporal.
Perguntas interessantes