Como a água , o vento e o calor do sol interferem na formação do solo?
Soluções para a tarefa
Os fatores abióticos como a água , o vento e o calor do sol são essenciais no processo de formação do solo. Trata-se de recursos naturais que contribuem para a formação dos lugares, sem a intervenção do homem, e garantem a vida na Terra.
Na formação dos solos, estes elementos são importantes:
- O VENTO para a rocha matricial fragmentar, ocorrendo a instalação de liquens que contribuem para o desgaste desta rocha, formando pequenos grãos.
- O SOL proporciona luz e calor, o que aumenta a aceleração de reações químicas de formação dos solos.
- O AR ocupa os poros do solo não preenchidos pela água.
- A ÁGUA é essencial para manutenção do solo, além de conter alguns nutrientes como sais minerais, oxigênio e gás carbônico, constituindo um importante instrumento para fornecer nutrientes ao solo.
Um solo com bons nutrientes contribuem para o cultivo de alimentos essenciais para a sobrevivência humana, além de abrigar micro-organismos que fazem parte da cadeia alimentar de alguns seres.
Bons estudos!
A água, o vento e o calor do sol interferem na formação do solo através de diversos eventos geológicos como: erosão, transporte e sedimentação.
Formação do solo
O clima (temperatura e a precipitação) é um dos fatores que influenciam diretamente na formação do solo, pois condiciona a taxa de intemperismo da rocha-mãe.
Esses dois parâmetros climáticos afetam a taxa de intemperismo químico e o crescimento das populações de organismos, bem como a taxa de decomposição da matéria orgânica.
Por um lado, a água é o solvente e o meio para todas as reações e processos do solo, enquanto a temperatura determina a velocidade das reações químicas e a intensidade da atividade biológica.
Entenda mais sobre o relevo em: https://brainly.com.br/tarefa/33377461