Geografia, perguntado por AnnieFigueiroa13, 1 ano atrás

Comente o uso da expressão " O Egito é uma dádiva do rio Nilo " e explique por que a maioria da população e as principais cidades do Egito se concentram próximo ás margens do rio Nilo.

ME AJUDEM POR FAVOR , É PRA AMANHA GENTE , ME AJUDEM ! 
OBRIGADO !! (: 

Soluções para a tarefa

Respondido por Pedro0Henrique
45
A civilização egípcia, que teve início por volta de 4000 a.C., se desenvolveu em uma estreita faixa de terra no nordeste da África. Mesmo cercada por desertos, essa região apresentava fatores naturais que propiciaram a fixação do homem:
• água – rio Nilo fornecia a água necessária à sobrevivência e ao plantio;
•solos férteis – as cheias periódicas do rio Nilo depositavam uma rica camada de húmus em suas margens, fertilizando o solo.
O Egitos era um verdadeiro oásis em meio ao deserto. Por isso, o historiador grego Heródoto afirmou: o Egito é uma dádiva do rio Nilo.
Entretanto, somente os fatores naturais não são suficientes para explicar o desenvolvimento da civilização egípcia.
Deve considerar a atuação humana através do trabalho, da criatividade e do planejamento.
Para proteger vilas e casas das inundações, os egípciosconstruíram diques e barragens. Construíram também canais de irrigação para levar a água do rio às regiões mais distantes.
Assim, aliando esforço e criatividade, os egípcios aproveitaram os recursos naturais, fazendo surgir uma das mais antigas civilizações.O rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.


Perguntas interessantes