Comente com suas palavras as função (ou funções) desempenhada por cada órgão
Soluções para a tarefa
Resposta:
A faringe é um órgão tubular com paredes musculosas que conecta a garganta ao esôfago. Ela é responsável por realizar a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os outros órgãos dos sistemas respiratório e digestório, respectivamente. Por isso, a faringe é um órgão comum do sistema digestivo e respiratório.
O esôfago é um órgão tubular de paredes musculosas, responsável por conduzir o alimento até o estômago depois de transportado pela faringe.
O estômago possui o formato de uma bolsa e está localizado no abdômen, entre o esôfago e o intestino delgado. Ele é responsável pela digestão parcial dos alimentos, transformando o bolo alimentar em quimo.
O fígado localiza-se na região do abdômen, abaixo do diafragma. Ele é a maior glândula do corpo humano e desenvolve atividade endócrina e exócrina. É responsável por armazenar e filtrar substâncias, além de sintetizar gordura e produzir a bile.
No corpo humano, é nos intestinos que ocorre a absorção de água e nutrientes durante o processo digestivo. Eles são divididos em dois tipos
O intestino delgado é um órgão tubular localizado entre o estômago e o intestino grosso. Ele é responsável pela absorção de nutrientes e divide-se em três partes: duodeno, jejuno e íleo.
O intestino grosso é um órgão tubular responsável pela absorção de água, armazenamento e eliminação dos resíduos sólidos e divide-se em três partes: ceco, cólon e reto.
A laringe é o principal órgão da fala, uma vez que agregam as cordas vocais. Está localizada no pescoço, entre a faringe e a traqueia. Ela recebe o ar vindo da faringe e evita que alimentos passem para a traqueia, por meio da epiglote, que se fecha no momento da deglutição.
A traqueia é um órgão tubular oco composto por anéis cartilaginosos. Está localizado entre a laringe e os brônquios. A sua função é aquecer, umidificar, filtrar o ar e, assim, conduzi-lo até os pulmões.
O corpo humano é composto por dois pulmões, que apresentam formato piramidal, consistência esponjosa e estão localizados na caixa torácica. Ele é responsável pela troca de gases de forma que o sangue seja oxigenado e elimine o gás carbônico (CO2) do corpo.
Os brônquios são dois órgãos tubulares que ligam a traqueia aos pulmões. Eles se ramificam em tubos cada vez menores chamados de bronquíolos A função dos brônquios é levar o ar para os pulmões.
A hipófise, glândula pituitária ou glândula mestre, é uma pequena glândula localizada no cérebro. Ela é responsável pela produção de hormônios, regulação dos ciclos sexuais e o controle das atividades de outras glândulas.
A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, situada na região do pescoço. É uma das maiores glândulas do corpo humano. Ela apresenta importantes funções no organismo, como a regulação do crescimento, desenvolvimento, fertilidade, ciclos menstruais e controle emocional.
As paratireoides As suas funções são: regulação a quantidade de cálcio no sangue e a produção de hormônios.
As glândulas suprarrenais sua principal função é a produção e liberação de hormônios.
O pâncreas é uma glândula mista responsável pela produção de hormônios (sistema endócrino) e do suco pancreático (sistema digestivo).
O coração, o lado direito bombeia o sangue venoso para os pulmões, o lado esquerdo bombeia o sangue arterial para as diversas partes do corpo.
Os vasos sanguíneos, eles são formados por veias e artérias, que por sua vez, formam os vasos capilares.
O cérebro responsável pela produção de hormônios, bem como o transporte, organização e armazenamento de informações. É considerado a central de comando do organismo.
O cerebelo ele possui funções muito importantes como o movimento, o reflexo, a contração dos músculos e o equilíbrio do organismo.
A medula espinhal ela é responsável pela produção e condução de impulsos nervosos do organismo para o cérebro, ou seja, faz a comunicação entre o corpo e sistema nervoso.
O corpo humano é composto por dois rins, Suas principais funções são: filtragem de substâncias, eliminação de substâncias tóxicas, produção de hormônios e de urina.
A bexiga ela é responsável pelo armazenamento de urina, que pode chegar a 800 ml.
fora os órgãos genitais que servem para a reprodução