Com o desenvolvimento do capitalismo, surgiram formas de organização do trabalho que visavam ao aumento da produção e à expansão do lucro, como o taylorismo. Em relação a esse modo específico de orientar a produção, assinale a alternativa correta.
a)
No taylorismo, o ritmo de trabalho é baseado no rendimento individual.
b)
A organização taylorista incentiva a atividade intelectual do trabalhador.
c)
No taylorismo, o trabalhador tem uma visão ampla do processo de produção.
d)
O taylorismo indicava o aumento da produtividade por meio das máquinas.
e)
No taylorismo, o trabalhador realiza diversas atividades na fábrica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A
Explicação:
No taylorismo, o ritmo de trabalho e o aumento da produtividade não são ditados pelas máquinas, e sim pelo rendimento individual do trabalhador. É no fordismo que a linha de montagem se baseia no ritmo das máquinas (ao qual o trabalhador também precisa se adaptar).
Essa divisão do trabalho não incentiva a atividade intelectual do trabalhador, pois ele não toma decisões, realiza apenas uma atividade específica e não tem uma visão ampla do processo de produção.
A resposta correta é a alternativa "A", pois no taylorismo, o ritmo de trabalho, assim como o aumento produtivo são ditados pelo rendimento individual do trabalhador. Essa divisão racional do trabalho não incentiva que o trabalho realize atividades intelectuais, pois ele apenas precisa realizar atividades que já são prescritas para o mesmo.
Taylor
Frederick Winslow Taylor se destacou como sendo um grande pensador da época, ele era técnico em mecânica e operário e aprimorou seus conhecimentos através da graduação em Engenharia Mecânica, além de escrever o livro "Os Princípios da Administração Científica", este que norteia diversos estudos atuais em sua área.
Saiba mais sobre Taylor: brainly.com.br/tarefa/21819619
#SPJ2