Com a produção de utensílios plásticos, material sintético, nota-se que há uma preocupação com o tempo de sua degradação. Pesquisas sobre os materiais o ciclo dos materiais, sugerem que o processo de reciclagem aparece como uma das soluções para diminuir a agressão ao meio ambiente, reaproveitando os plásticos usados.
O processo de reciclagem de plásticos é importante porque
I. diminui o desperdício de matéria-prima.
II. impede que novos produtos plásticos sejam fabricados.
III. exclui gastos de energia para fabricar novos produtos.
IV. reduz o impacto de lixo nas cidades.
Estão corretas
A- II e III.
B- I e IV.
C- I e II.
D- III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa certa: (B) I e IV.
Explicação:
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA RECICLAGEM PARA AS EMPRESAS?
Afinal, a reciclagem de plástico ou a aquisição de produto advindo desse processo é viável para as empresas? Citamos alguns motivos que justificam essa viabilidade. Veja!
- CRESCIMENTO COM BASE EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
A utilização de recursos de forma inteligente e a reciclagem de plástico no âmbito industrial podem ser apresentadas como uma solução competitiva, pois, com a adequação de processos que atendam a essa demanda, os custos são reduzidos: insumos são poupados, resíduos do processo produtivo são reutilizados e, consequentemente, ocorre a diminuição do desperdício de matéria-prima.
- ECONOMIA NA GESTÃO DE CIDADES
Com o crescimento da população, o lixo produzido também aumenta. Dessa forma, a reciclagem de plástico beneficia também a gestão pública, por meio da diminuição de despesas com:
limpeza urbana; tratamento de doenças causadas por vetores presentes em locais com grande acúmulo de lixo; controle da poluição em ambientes urbanos; construção de aterros sanitários; remediação de áreas degradadas.
- REDUÇÃO NOS GASTOS COM MATÉRIA-PRIMA VIRGEM
O plástico resultante do processo de reciclagem é aplicável em diversos segmentos e pode ser utilizado na fabricação de brinquedos, artefatos domésticos, madeira plástica para a indústria moveleira, cerdas, vassouras, escovas e outros produtos que utilizam fibras, como sacolas, material para a construção civil e todo tipo de embalagem que não mantenha contato direto com alimentos e fármacos.
Essa infinidade de aplicação reduz despesas também com insumos virgens, utilizados na produção desses mesmos itens, além do consumo de recursos para a sua produção, como água e energia elétrica.
Essa substituição de insumos, em outros casos, viabiliza a troca de produtos escassos por plástico reciclado, o que também diminui o custo por produto, já que ele é mais barato e de fácil acesso. Isso ocorreu, por exemplo, na indústria automobilística, com a substituição de materiais metálicos por itens plásticos mais leves e baratos.
- REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA
A fabricação de plástico reciclado pode economizar energia elétrica desde o início do ciclo de produção: da exploração da matéria primária até a formação do produto. Além disso, reduz o consumo de petróleo, fonte de energia não renovável e esgotável — 1000 kg de plástico reciclado evita o uso de 130 quilos de petróleo.
- CONSCIENTIZAÇÃO DOS CLIENTES
Outra grande vantagem competitiva para empresas que utilizam produtos oriundos de reciclagem é poder mostrar ao cliente que ele também contribuirá para o meio ambiente se adquirir um produto cuja produção está de acordo com a responsabilidade ambiental.