cite três mudanças que ocorreram com a revolução neolítica
Soluções para a tarefa
Resposta:
O período da Pré-história pode ser dividido em duas partes: Paleolítico e Neolítico. Neste último, o homem passou a tratar a pedra de forma diferenciada, além de dominar técnicas de agricultura. Por causa dessas mudanças, a era é marcada por grandes revoluções.
Também conhecido como Idade da Pedra Polida, o Neolítico marca o último período da Pré-história. Durou de 10.000 a.C. a cerca de 4.000 a.C. e terminou com o surgimento da escrita e o início do domínio dos metais. Entenda também o que foi o período Paleolítico.
Além disso, foi nesse período que o homem se acomodou em tribos e se relacionou melhor com a natureza. Então, vamos conhecer um pouco mais do que marcou esse importante período da nossa evolução.
A pedra polida
O nome Neolítico significa “nova pedra” e indica que, na época, os humanos passaram a lidar de forma diferente com suas ferramentas de pedra. Antes disso, armas, ferramentas e outros utensílios eram feitos de pedra lascada. Isso quer dizer que a pedra era utilizada em seu estado natural.
Com o tempo, a pedra passou a ser polida. Mas o que isso significa? Na prática, a pedra polida oferecia mais definição às ferramentas, melhorando sua eficácia. A maior dos utensílios de pedra utilizada minerais como sílex ou quartzo. Apesar disso, ossos de animais também eram utilizados com frequência.
Além da troca de ferramentas lascadas por polidas, o Neolítico foi palco de um importante marco: a Revolução Agrícola.
Revolução Agrícola
Apesar do que o nome pode sugerir, a Revolução Agrícola não foi um evento rápido. Na verdade, foi um longo processo de evolução da agricultura que transformou a vida da época. Durante o Neolítico, a sociedade passou a observar melhor os fenômenos naturais, como a germinação de plantas.
Com o tempo, essa observação gerou uma sedentarização. Ou seja, as pessoas passaram a se assentar em locais fixos. Ali, podiam entender o solo e preparar momentos de semear e colher alimentos.
Por causa dessas observações, a mobilidade para caça e colheita deixou de ser uma prioridade. Se um local tivesse terra fértil, irrigação e poucos perigos, servia para viver. Com isso, o homem do Neolítico reestruturou a organização social. Assim, surgiram as primeiras aldeias e o desenvolvimento da agricultura. Leia mais sobre a história e a evolução da agropecuária.
Sociedade do Neolítico
Eventualmente, a nova forma de lidar com a natureza transformou a sociedade. Novas necessidades geravam novas funções, criando divisão social. Com essa organização, surgiram conceitos como governos ou propriedade privada, por exemplo. Um líder coordenava os interesses comuns do grupo, enquanto os outros serviam a esses interesses.
A divisão de trabalho era feita conforme o sexo. As funções envolviam cuidados com plantações, necessidade de guardar alimentos, domesticação de animais e até mesmo o desenvolvimento da cerâmica. Eventualmente, isso também levou a organização de famílias em clãs.
Para garantir a defesa da sociedade, moradias eram construídas próximas umas das outras. Dessa forma, grupos podiam construir muros e cercas de proteção, se isolando de animais ou comunidades rivais.
Explicação: