Cite e dê exemplos dos mecanismos de regulação do bombeamento cardíaco
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em repouso, o bombeamento cardíaco gira em torno de, apenas, 4 a 6 litros de sangue por minuto, diferente do exercício intenso, que pode levar, se necessário, a um bombeamento de 4 a 7x mais sangue, caso comparado ao repouso. Para realizar a regulagem o corpo utiliza-se de mecanismos intrínsecos (mecanismo de Frank-Starling) e mecanismos extrínsecos (sistema nervoso autônomo - SNA).
MECANISMO DE FRANK – STARLING
É a capacidade intrínseca do coração de se adaptar a volumes variáveis de sangue. Quanto mais o miocárdio for distendido durante o enchimento, maior será a força de contração e maior será a quantidade de sangue bombeada para a Aorta.
Isto ocorre porque a quantidade de sangue adicional que chega aos ventrículos faz com que haja uma distensão, levando os filamentos de actina e miosina a um ponto mais próximo do grau ideal de contração (o que, juntos, podem ser traduzidos em pré-carga), levando o músculo a gerar uma força maior durante a contração.
A pré-carga é a força por unidade de área, denominada tensão ou esforço (estresse), exercida exatamente antes da atividade contrátil ventricular. Este estresse estirará o músculo durante a diástole, antes do começo de sua atividade contrátil.
Isto acontece quando a carga inicia-se antes da contração, fornecida pelo retorno venoso que preenche o átrio esquerdo e esvazia-se durante a diástole dentro do ventrículo esquerdo. Uma pressão de pico elevada aumenta a pré-carga, levando, consequentemente, ao aumento do volume de ejeção.
Durante a sístole, o ventrículo se contrairá contra uma determinada pressão, produto este da força dividida pela área de secção, ou seja, a tensão e o estresse que o músculo cardíaco deve atingir para depois encurtar-se contra a resistência à frente. Assim, frequentemente, consideramos a pós-carga como a força máxima que ocorre depois da abertura da valva da Aorta ou Pulmonar e antes do pico máximo da pressão interventricular gerada pela força a frente.
Explicação: