História, perguntado por nathallyjsantos08092, 11 meses atrás

cite as influências culturais dos negros em nossa alimentação, na música, na religião, no vocabulário, no hábitos e costumes.? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por vane28souza
2

Resposta:

    As primeiras rodas de samba apareceram no Rio de Janeiro, na fusão de elementos do batuque africano com a polca e o maxixe. Nos Estados Unidos, o sapateado, lindy hop, charleston, funk, disco e até as danças mais atuais como hip hop e break-dancing também contaram com a vibração da África.

      A capoeira é uma das expressões da cultura afro-brasileira que mais merece destaque, unindo artes marciais com ginga, dança e música.  Foi criada pelos negros na época do Brasil Colonial permanecendo viva até hoje e é reconhecida por todo o mundo. Nela, são encenados golpes e movimentos acompanhados pela música dos capoeiristas. Eles ficam na roda batendo palma no ritmo do berimbau e cantando enquanto outros dois jogam a capoeira com muita energia.

Os batuques, que no continente fazem parte de cerimônias religiosas e festividades, deram origem ao maxixe, maracatu, samba, choro e à aclamada bossa nova.  Junto ao berimbau da capoeira, também há outros instrumentos brasileiros com raiz africana. A maioria é de percussão, como o tambor, atabaque, cuíca, afoxé, agogô, maracas, marimba e alguns tipos de flauta. As religiões do povo africano em contato com as culturas das Américas deram luz a várias outras crenças. Alguns exemplos são o Candomblé-religião afro-brasileira baseada no culto aos Orixás — e a Umbanda, religião sincrética que mistura elementos africanos com o Catolicismo e o Espiritismo. A culinária brasileira é muito rica graças a vasta criatividade africana. Eles trouxeram para nossas terras temperos muito apreciados. São alguns exemplos: pimentas, leite de coco e azeite de dendê. Além disso, foi com eles que descobrimos o feijão preto e aprendemos a fazer a tão famosa feijoada. Outros pratos deliciosos como acarajé, vatapá, caruru e muitos outros são inspirados na cultura africana. A cultura brasileira foi premiada com muitas palavras que tiveram origem na mescla do vocabulário africano com o português. São algumas palavras: acarajé, axé, babá, berimbau, búzios, cachaça, caçula, cafuné, Candomblé, canjica, capoeira, dendê, empacar, farofa, fofoca, fubá, gogó, Iemanjá, miçanga, maracatu, mingau, mochila, moleque, nenê, pamonha, quindim, samba, tagarela, tango, tutu, vatapá, xodó e zangar.

Explicação:

Perguntas interessantes