Ed. Física, perguntado por Unicornio132, 10 meses atrás

cite as características dos jogadores de handeboll no sistema de ataque???

Soluções para a tarefa

Respondido por rafa1836
1

Como principais formas de se atacar em um jogo de Handebol, podemos citar:

Ataque em circulação: neste sistema de ataque os jogadores precisam manter-se em movimento o tempo todo, e precisam também mudar o posicionamento em quadra.

Ataque posicionado: no ataque posicionado todos os jogadores possuem posição fixa em quadra, sendo que apenas a bola é quem circula entre eles.

Ataque combinado: este sistema é uma mistura dos dois antes mencionados, pois há jogadores que ocupam posições fixas em quadra enquanto outros trocam de posição e se movimentam em quadra.
Respondido por kelvincarvalho10
0

O handebol teve origem na Alemanha, em meados do século XIX e, assim como grande parte dos esportes coletivos, faz muito sucesso no Brasil. Juntamente ao futebol, basquete e vôlei, ele é uma das modalidades mais praticadas entre os brasileiros, por isso é muito importante que se conheça os fundamentos do handebol, tanto para os profissionais de educação física, como para os praticantes.

Devido ao sucesso das seleções masculina e feminina, o esporte vem se destacando no cenário nacional, o que o torna uma excelente opção de carreira para os profissionais ligados a ele.

Se esse é o seu caso e você chegou até aqui para saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo e descubra tudo sobre os fundamentos do handebol, suas regras e tipos de sistemas.

Regras do handebol

São diversas as regras desse esporte. Por isso, separamos cada um delas em tópicos, os quais você poderá conferir a seguir!

Tamanho da quadra

A quadra destinada à prática do handebol usualmente conta com um piso emborrachado ou de madeira. Em alguns locais, o esporte é praticado ao ar livre. A quadra tem o formato retangular, já conhecido por grande parte dos esportistas.

Para ser considerada oficial, ela precisa medir entre 38 m e 44 m de comprimento, com uma largura entre 18 m e 22 m. Para facilitar, as medidas da quadra são definidas, na maioria das vezes, como sendo 40 m × 20 m.

Além das marcações laterais e de fundo, existem outras quatro linhas que participam das regras do handebol. A primeira delas é a linha de 4 metros, que aponta a posição em que os goleiros devem se posicionar para cobrar o tiro livre a uma distância de 7 m.

A segunda é a linha de 6 metros, que define a área dos goleiros, local em que só eles podem pisar. O tiro livre, mais conhecido como pênalti, é cobrado na linha de 7 m e as faltas aos 9 m. Nesse último caso é possível adicionar uma barreira.

Material de jogo

A bola é o principal artefato utilizado durante as partidas. Ela deve ser feita de couro, para facilitar o manuseio dos atletas, e o tamanho varia de acordo com o sexo. A masculina mede entre 58 cm e 60 cm de diâmetro, e pesa entre 425 g e 475 g. Já a feminina é um pouco menor e mais leve, medindo entre 54 cm e 56 cm de diâmetro e pesando entre 325 g e 400 g.

Gol

Para que seja validado o gol, a bola precisa passar completamente pela linha da grande meta. O único jogador que pode estar dentro da área é o goleiro. Os adversários somente podem adentrar pelo ar, mas, antes de encostar os pés no chão, a bola deve ser arremessada ao gol. Ou seja, não é permitido encostar os pés dentro da área com a bola em mãos.

Ação do Goleiro

A bola não pode ser recuada para o goleiro se ele estiver dentro da área. Caso essa ação ocorra, a penalidade é um arremesso a uma distância de 7 m. Apesar disso, o arqueiro — também conhecido como goleiro — pode atuar como um jogador de linha.

Nesse caso, ele precisa passar a bola para um colega do time e sair da área sem estar com ela em mãos para participar do jogo. Se ele sair da área com a bola em mãos, a penalidade é um tiro livre a uma distância de 9 m.

Faltas e penalidades

As faltas são cobradas no local em que elas ocorrem, exceto quando forem próximas à área do goleiro, em que é necessário cobrar na linha de tiro livre. A distância entre o local da falta e a barreira adversária deve ser de 3 m.

Para tornar o jogo mais dinâmico, ela pode ser cobrada sem que necessariamente o árbitro apite nem meça a distância da barreira.

Perguntas interessantes