cinco exemplo de classificação de seres vivos das nomenclatura de lineu
Soluções para a tarefa
Resposta:
A classificação biológica ou taxonomia é um sistema que organiza os seres vivos em categorias, agrupando-os de acordo com suas características comuns, bem como por suas relações de parentesco evolutivo.
As Categorias Taxonômicas
A categoria básica é a espécie, que se define como os seres semelhantes que são capazes de se reproduzir naturalmente e gerar descendentes férteis. Todos que pertencem ao mesmo gênero são agrupados em famílias, que são agrupadas em ordens, que por sua vez se reúnem em classes, reunidas em filos e por fim temos os reinos.
Como se Classificam as Espécies?
Lineu desenvolveu em 1735 a nomenclatura binomial, composta por dois nomes, cujo primeiro é escrito em letra maiúscula e define o gênero, e o segundo tem letra minúscula e define a espécie. O nome Canis também pode ser usado sozinho, indicando somente o gênero, sendo, portanto, comum aos animais que tenham relação de parentesco, nesse caso podendo ser o cão ou o lobo ou outro do gênero. Leia também sobre as características dos seres vivos.
As Primeiras Classificações: Aristóteles e Lineu
Aristóteles, pelo que se sabe, foi o primeiro a classificar os seres vivos. O naturalista sueco Carl von Linnée , mais conhecido como Lineu, definiu como critério de classificação as características estruturais e anatômicas.
Relações Filogenéticas
O naturalista inglês Charles Darwin , contribuiu com o desenvolvimento da classificação dos seres vivos através da sua teoria evolutiva e da noção de ancestral comum que originou as espécies atuais. Ele criou «genealogias de seres vivos», diagramas representando as relações de parentesco evolutivo entre as espécies, que hoje são chamadas de árvores filogenéticas. Atualmente, alguns cientistas tem utilizado a cladística para determinar as relações filogenéticas entre as espécies. Grupos de espécies que descendem de ancestral comum único são chamadas monofiléticas e grupos que possuem diferentes ancestrais na sua origem são polifiléticos.
Sistemática
A Sistemática é uma área da Biologia que estuda a biodiversidade através de um sistema sintético de classificação, chamado taxonomia. Conhecer melhor os seres vivos e, para tal, são agrupados em categorias taxonômicas ou táxons.