História, perguntado por caroless24, 11 meses atrás

(CEPBJ) As Grandes Navegações marcaram uma nova fase para a economia europeia na tentativa de superar os desafios provocados pela decadência do feudalismo e o advento da revolução comercial no final da Idade Média.
A expansão Ultramarina Europeia pode ser enquadrada no contexto
Escolha uma:
a. da necessidade de quebrar o monopólio dos italianos no comércio de especiarias, dominado por eles desde o tempo das Cruzadas.
b. das chamadas Grandes Navegações Europeias, que se inseriram no processo de superação dos entraves medievais ao desenvolvimento da economia agrária e ao fortalecimento da nobreza.
c. de reafirmação da Igreja Católica nos aspectos políticos e culturais.
d. vivido pelo navegador Cristóvão Colombo, que provou, com sua viagem, a tese do el levante por el poente, isto é, que seria possível alcançar as Índias, no Ocidente, navegando em direção ao Oriente.
e. da corrida expansionista de Portugal e Espanha, gerando, na segunda metade do século XV, um período de grande cooperação entre esses reinos europeus.

Soluções para a tarefa

Respondido por adriano2santos
8
A alternativa correta é a alternativa e) da corrida expansionista de Portugal e Espanha, gerando, na segunda metade do século XV, um período de grande cooperação entre esses reinos europeus.

As Grandes Navegações se caracterizam juntamente ao momento de expansão dos Estados Nacionais Ibéricos: Espanha e Portugal. O desenvolvimento tecnológico das navegações nos dois países serviu como vantagem para que se buscasse um novo caminho para as Índias, assim como a expansão do mundo católico (ambos os países eram católicos). 

Juntamente com isso, e para prevenir qualquer possível conflito entre os países, o Papa estabeleceu e mediou acordos entre as duas nações, exemplificado pelos tratados de divisão do mundo entre os dois: A Bula Intercoetera e o Tratado de Tordesilhas.
Perguntas interessantes