CARACTERISTICAS REGIÃO NORTE
REGIÃO CENTRO-OESTE
CLIMA
RELEVO
VEGETAÇÃO
A ECONOMIA
HIDROGRAFIA
Soluções para a tarefa
Resposta:
Características do Clima
O clima tropical é o predominante na região, sendo suas principais características:
Temperaturas elevadas
Alto índice pluviométrico (chuvas) no verão
Duas estações bem definidas (seca e chuvosa)
Elevada amplitude térmica
Verão quente e chuvoso
Inverno ameno e seco
Relevo e Vegetação da Região Centro-Oeste
Grande parte da região está localizada no Planalto Central (Goiás e Distrito Federal). Além dele há o Planalto Meridional (Mato Grosso do Sul e Goiás) e a Planície do Pantanal (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
A vegetação predominante da região centro-oeste é o cerrado. Inclui árvores tortuosas (troncos e galhos retorcidos) e presença de gramíneas.
No norte do Mato Grosso encontramos parte da Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Além dela, parte da região é coberta pela maior planície alagada do mundo: o Pantanal.
Quanto à hidrografia, a Região Centro-Oeste é banhada por diversos rios. Eles fazem parte da Bacia Amazônica, Bacia Tocantins Araguaia, Bacia do Paraná e da Bacia do Paraguai. Destacam-se os rios: Xingu, Jurema, Tocantins-Araguaia, Paraná, Parnaíba e Paraguai.
A vegetação do Centro-Oeste mais abundante, ao menos em seu aspecto original, é o Cerrado, um tipo de savana da América do Sul. Esse bioma, inicialmente, era o segundo maior do território brasileiro, atrás somente da Floresta Amazônica, mas atualmente boa parte de sua área foi devastada, restando menos de 20% de sua vegetação original.
A hidrografia da região Centro-Oeste é bastante rica, com a presença de uma considerável quantidade de grandes rios, destacando-se o Tocantins, o Araguaia, o Paraná, entre inúmeros outros. As três bacias hidrográficas são: a Amazônica, no Mato Grosso, com destaque para o rio Xingu; a Tocantins-Araguaia, dominada pelos dois rios citados; e a bacia Platina, com a presença dos rios Paraguai e Paraná.
O clima da Região Centro-Oeste é caracterizado pela predominância do tipo tropical úmido na maior parte dessa região, ocupando uma larga extensão de Goiás e do Mato Grosso. Nesse clima, há duas estações bem definidas ao longo do ano: um inverno seco e um verão muito quente e chuvoso. As temperaturas atingem uma média de 22ºC, com mínimas muito variáveis e máximas de mais de 40ºC. Em função do tempo seco na maior parte do ano, a amplitude térmica é acentuada, ou seja, durante o dia há uma grande diferença entre a menor e a maior temperatura.