c) O que o terceiro mosaico apresenta de diferente quando comparado a
dois anteriores?
Soluções para a tarefa
Resposta: Nos primeiros mosaicos, os gregos realizavam desenhos com seixos. A forma de arte se espalhou também para os romanos, e foi amplamente utilizada na decoração interna de casas e negócios.
Os romanos gostaram especialmente de usar essa arte para pavimentos, e alguns mosaicos de piso foram revelados em sítios arqueológicos. Com a propagação do cristianismo veio uma explosão dessa arte em igrejas e outras casas de culto. Eles retrataram santos ou cenas religiosas, e muitas vezes integraram materiais preciosos, como ouro e gemas.
O mosaico é uma arte decorativa utilizada desde a Antiguidade até os dias atuais. Existem vestígios da técnica desde a Civilização Mesopotâmica, quando era feita pelos sumérios há cerca de 3500 anos a.C. Mas foi a partir do mundo greco-romano que a técnica artística foi aprimorada e usada em grande quantidade na decoração de pisos e paredes.
São utilizadas formas geométricas que revelavam inspiração na arte da tapeçaria. Os mosaicos deixaram a sua marca na Arte Bizantina, que deixou uma vasta coleção da arte. Em todo o Império Bizantino, a população fazia suas devoções, por isso, a arte musiva não tinha a função apenas de adornar as paredes e abóbadas (estrutura arquitetônica de cobertura curvada), mas orientar os fiéis com cenas que retratassem a vida de Jesus Cristo, dos profetas e dos imperadores.
No início do século XIX, na França, em pleno Neoclassicismo, foi inaugurada uma escola imperial de mosaicos, em que a atividade principal era a imitação e restauração de obras antigas.