Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 7 meses atrás

BOA NOITE!!❤️

quais são os impactos nos biomas brasileiros?

OBS= um texto meio grande kk

se me ajudar eu agradeço❤️​☺️​


hosmara1890: O desmatamento da maior floresta tropical úmida do mundo ocorre por vários motivos, tais como: aumento das áreas para exploração agropecuária, extração ilegal de madeira e garimpos.

Assim, quando se considera a combinação do "corte raso" com outras formas de degradação, incluindo os incêndios florestais para abrir fronteira para a agropecuária, o problema torna-se bem mais grave e em processo mais acelerado do que os dados do Prodes costumam demonstrar.
hosmara1890: >> Leia também: 5 fatos que talvez não te contaram sobre as queimadas na Amazônia
O setor do agronegócio, por meio dos seus representantes políticos, da bancada ruralista no Congresso, tem alcançado mudanças na legislação ambiental que favorecem os grandes produtores e seu perverso modelo econômico. Tudo isso em detrimento da conservação da floresta e da distribuição dos benefícios da biodiversidade à população local.
hosmara1890: Em 1997, o governo brasileiro estimou que cerca de 80% da madeira retirada na floresta amazônica, destinada ao mercado nacional e internacional, é proveniente de fontes ilegais e predatórias. Em muitos casos, as empresas extraem parte dessa madeira de áreas indígenas, unidades de conservação ou ainda de áreas públicas.
hosmara1890: Diante disso, dado o papel de destaque exercido pela Amazônia na contenção do processo de mudanças climáticas, especialistas apontam que as perdas de carbono, causada pelo desmatamento da floresta, representam até 40%. A floresta brasileira estoca cerca de 90 bilhões de toneladas de carbono, correspondendo a 35% do carbono presente nas florestas tropicais no mundo.
hosmara1890: O desmatamento está longe de ser um problema apenas da Amazônia. O Cerrado perdeu aproximadamente 60% da área original do bioma, no período de apenas 30 anos, segundo dados da Conservação Internacional.
hosmara1890: O bioma Caatinga, por sua vez, concentra mais de 60% das áreas susceptíveis à desertificação do País, tendo o desmatamento como um dos principais vetores da erosão do solo e do processo de degradação. Atualmente, as principais causas de desmatamento na Caatinga estão associadas à extração de mata nativa para a produção de lenha e carvão vegetal, destinados às fábricas gesseiras e às siderurgias.
hosmara1890: >> Leia também: Um século de secas - por que as políticas hídricas não transformaram o Semiárido brasileiro?

Ações de monitoramento por satélite são fortes estratégias para evitar o avanço da degradação dos ecossistemas no Brasil, a exemplo do que vem sendo feito para o bioma Caatinga, pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), e para o bioma Amazônia, pelo Inpe.
hosmara1890: Estima-se que 30% da matriz energética do Nordeste origina-se da lenha. Segundo estimativas da Associação Plantas do Nordeste (APNE), apenas 1% da demanda por lenha na Caatinga é atendida por desmate autorizado. Essa constatação evidencia um dado alarmante de que quase 50% da lenha utilizada no bioma origina-se de desmate ilegal.
hosmara1890: A produção sustentável de madeira, mediante a prática de manejo florestal, é o caminho para reduzir o desmatamento e a retirada ilegal de madeira do mercado.

2) Agropecuária
hosmara1890: A expansão da agropecuária tem sido o motor central da devastação dos ecossistemas dos biomas brasileiros. O desmatamento cresce à medida que aumentam as demandas por produtos agrícolas e pecuários, sendo necessário converter vegetação natural em áreas de lavouras e pastagens.

Soluções para a tarefa

Respondido por raquellykezia362
0

Resposta:

1) Desmatamento.

2) Agropecuária.

3) Mineração.

4) Desertificação.

5) Caça ilegal e pesca predatória.

6) Megaprojetos de infraestrutura.

7) Queimadas.

8) Poucas áreas de conservação.

Explicação:

eapero ter ajudado

Perguntas interessantes