Blackface é o nome dado para a caracterização de personagens do teatro com estereótipos racistas atribuídos aos negros. Na tradução literal do inglês, blackface significa “rosto negro”, em português. Os blackfaces surgiram no começo do século XIX nos Estados Unidos, como uma das atrações dos Minstrel Shows (shows de menestréis ou jograis), que eram bastante populares naquela época. Os atores brancos utilizavam carvão de cortiça e outras tintas para pintar os seus rostos de preto, com exceção dos olhos e lábios (estes eram realçados com uma coloração vermelha intensa). A intenção era representar personagens afro-americanos, satirizando e ridicularizando de modo extravagante os negros que, normalmente, eram apresentados com personalidades pejorativas (como ignorantes, bêbados, vadios e etc). As apresentações tinham como público-alvo ex-escravistas e pessoas majoritariamente brancas.
A partir da leitura do texto, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. O blackface foi fruto do interesse dos povos brancos pelas características negras, sendo essencial para a valorização dos fenótipos não brancos.
b. O blackface foi uma forma bem específica de humor, que enriqueceu e deu origem ao gênero comédia, que está diretamente ligado às pessoas negras, que são naturalmente mais engraçadas.
c. O blackface foi uma forma de brancos representarem características negras, prática que impediu a representatividade dessa população e contribuiu com o preconceito.
d. O blackface foi uma prática que surgiu num período de extrema discriminação, porém, hoje é apreciada e mais conhecida como caracterização, pois permite que uma mesma pessoa possa interpretar diferentes etnias.
e. O blackface foi uma prática de extrema importância para a representatividade da população negra no meio artístico, apesar de inicialmente ser de forma pejorativa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Resposta:
c. O blackface foi uma forma de brancos representarem características negras, prática que impediu a representatividade dessa população e contribuiu com o preconceito.
Explicação:
O blackface é ofensivo porque prega estereótipos negativos sobre negros. Surgiu nos Estados Unidos para entreter audiências brancas às custas de um grupo minoritário que lutava por seus direitos civis após séculos de escravidão.
"O blackface tem raízes no racismo, que está ligado ao medo de pessoas negras e à ridicularização delas", diz Kehinge Andrews, da Birmingham City University, no Reino Unido.
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás