Benefícios da MEDITAÇÃO para o corpo e para a mente
Alguns minutos de prática diária são suficientes para que você sinta os benefícios da meditação. Essa técnica milenar oriental, baseada na respiração e na concentração, ganhou o mundo por seus efeitos positivos na saúde do corpo e da mente e no processo de autoconhecimento. Como forma de verificar os relatos e as experiências vividas pelos praticantes de meditação, pesquisadores começaram a realizar diversos estudos sobre o tema e obtiveram resultados surpreendentes. Muito do que as filosofias orientais já diziam há milhares de anos foi comprovado pela ciência.
Redução do estresse e da ansiedade
O estresse e a ansiedade são reações naturais do nosso corpo quando enfrentamos situações difíceis ou desafiadoras. Porém, quando esses sentimentos são intensos e persistentes, podem causar diversos problemas de saúde física e mental. Foi comprovado que a meditação auxilia na redução dos níveis de adrenalina e de cortisol — hormônios relacionados a transtornos ansiosos e estresse — e no aumento da produção de endorfina, dopamina e serotonina — neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar e felicidade.
Aumento da atenção e da memória
No momento da meditação, o cérebro sofre algumas alterações estruturais, com o aumento da densidade da massa cinzenta no hipocampo — área relacionada à aprendizagem e à formação e ao armazenamento das memórias — e no córtex pré-frontal — responsável por atenção, raciocínio e lógica. Com isso, observou-se uma melhora considerável dessas funções em pessoas que meditam regularmente. Essa descoberta mostra que essa prática milenar traz não só sensação de paz e relaxamento como também benefícios cognitivos e psicológicos.
Melhora na qualidade do sono
Quem tem problemas para dormir também pode se beneficiar da prática da meditação. As técnicas de respiração e concentração ajudam o corpo e a mente a relaxar por completo, afastando o excesso de pensamentos e as preocupações da rotina. A meditação tem sido muito usada como tratamento alternativo em casos de insônia, ajudando a reduzir ou eliminar o uso de medicamentos, que podem causar dependência ou ter efeitos colaterais adversos.
Fortalecimento do sistema imunológico
Outra descoberta interessante está relacionada à influência da meditação no fortalecimento da imunidade. Durante a prática, as áreas cerebrais ligadas aos pensamentos positivos são estimuladas e ativadas, promovendo bem-estar psicológico. Esse estado de satisfação plena também intensifica a atividade da telomerase — enzima que atua na manutenção das células do sistema imunológico. Com isso, o organismo se fortalece e aumenta a produção de anticorpos, ficando menos suscetível ao
2 / 2
desenvolvimento de doenças.
A meditação traz ainda outros benefícios, como melhora do sistema cardiovascular, alívio dos sintomas da depressão e diminuição das alterações de humor. Com o domínio das técnicas de respiração e concentração, é possível meditar em qualquer hora e lugar para alcançar o equilíbrio entre corpo, mente e alma.
A meditação é uma prática acessível, não necessita de equipamentos e você pode buscá-las de forma gratuita. Pode ser realizada em poucos minutos e só precisa de um local silencioso, preferencialmente, onde você se sinta confortável. Não havendo limitação de idade.
Além disso, a meditação como prática regular, ainda aumenta a produtividade no trabalho, estimula o autoconhecimento, a atenção plena (a valorização do momento presente), pode regular a pressão arterial, diminuir vícios, e aumentar a autoestima.
Com base no texto, responda:
1) Quais são os benefícios da meditação (todos os citados no texto)?
2) O que é a telomerase?
3) A meditação é uma prática acessível? Por quê?
4) Qual é a responsabilidade do hipocampo e também do córtex pré-frontal?
5) De que maneira a meditação reduz o estresse e a
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)Redução do estresse e da ansiedade
melhora do sistema cardiovascular
fortalecimento da imunidade
alívio dos sintomas da depressão e diminuição das alterações de humor
Melhora na qualidade do sono
Aumento da atenção e da memória
aumenta a produtividade no trabalho
estimula o autoconhecimento
a atenção plena (a valorização do momento presente)
pode regular a pressão arterial
diminuir vícios
e aumentar a autoestima.
2) enzima que atua na manutenção das células do sistema imunológico.
3)por não necessitar de equipamentos e você pode buscá-las de forma gratuita. Pode ser realizada em poucos minutos e só precisa de um local silencioso, preferencialmente, onde você se sinta confortável. Não havendo limitação de idade.
4)cortéx pré-frontal é responsavel por atenção, raciocínio e lógica
5)é área relacionada à aprendizagem e à formação e ao armazenamento das memórias