Bem-vindo(a) ao fórum da disciplina de Homem Cultura e Sociedade, este espaço visa promover uma reflexão sobre o conceito do Panóptico para Michel Foucault e as desigualdades sociais. “No Brasil a desigualdade é uma forma de dominação econômica, social e cultural. A concentração de diferentes tipos de capitais – econômico, social e cultural – podem ser usados como forma de dominação de algumas classes sociais sobre outras. Os indivíduos utilizam o acúmulo desses capitais como forma de dominação de outros indivíduos. Não é só o dinheiro que pode ser acumulado, monopolizado ou transmitido, mas também a cultura e a educação, ou nos termos de Bourdieu, o capital cultural. Esse capital é utilizado pelas classes altas, por vezes, como forma de se distinguir dos demais assalariados”. (Bourdieu apud Souza, 2019). Reforçando esses fundamentos, Foucault (1992) afirma “os métodos disciplinares permitem o controle minucioso das ações do corpo, que sujeitam constantemente suas forças e lhes impõem uma relação de docilidade‐utilidade. As desigualdades de classe são estabelecidas pelas relações de produção capitalista e escamoteadas pela ideologia, atribuídas aos indivíduos quando os pobres seriam os menos capazes, desigualdade esta construída social e historicamente e depois naturalizada e atribuída aos indivíduos. Assim, a sociedade disciplinar, controla o comportamento de seus membros através da vigilância, controle e correção do comportamento da cidadania.
Então, vamos iniciar nossa atividade? Para tanto, você é convidado(a) a realizar as seguintes leituras:
Soluções para a tarefa
De fato o comportamento considerado como correto diante à sociedade é bastante interessante pois varia de sociedade para sociedade de modo que esse comportamento é tangido pela ética e pela moral que são bastante importantes nesse processo.
O desenvolvimento da sociedade se dá na aplicação desses princípios de modo que se as pessoas não se adaptarem à esses princípios temos que quem não se adéqua é julgado.
A sociedade disciplinar é aquela em que o comando social é construído através de uma rede difusa de dispositivo que produzem e regulam costumes, hábitos e práticas produtivas.
A implementação desta sociedade, garantindo a obediência às suas regras e mecanismos de inclusão e / ou exclusão, é alcançada por meio de instituições disciplinares (prisão, fábrica, asilo, hospital, universidade, escola, etc.) que estruturam o terreno social e apresentam lógica adequada à “razão” da disciplina.
Com o surgimento das sociedades de controle na segunda metade do século XX, surge uma série de discursos e práticas que constituem novas subjetividades uma política neoliberal, juntamente com a irrupção das tecnologias da informação e comunicação, formam um novo sujeito autogovernado.
As minorias sociais sofrem mais com o tratamento desigual. Grandes entidades ou grupos usam a discriminação para manter o controle de pequenos grupos. Isso é visto principalmente na área de política e religião, onde eles isolam grupos minoritários, a fim de continuar controlando e monopolizando certas áreas da sociedade.
Você pode ler mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4229520
https://brainly.com.br/tarefa/14174164