Psicologia, perguntado por carollima05091998, 1 ano atrás

Baseando-se na situação retratada na imagem, imagine-se mediando um grupo de mulheres no qual boa parte das queixas relacionam-se a com a jornada dupla, a exaustão que o acúmulo de tarefas e a falta de reconhecimento no trabalho as conduzem. Quais ações poderiam ser tomadas para minimizar o sofrimento das mulheres do grupo?

​a.
Propor uma reflexão acerca da tendência natural que homens e mulheres possuem, situação que já aflora na infância, momento no qual as meninas passam a realizar a maior parte das tarefas domésticas, enquanto os meninos se ocupam de tarefas de manutenção da casa, proporcionando que possam atender às representações sociais que definem masculinidade e feminilidade.

b.
Propor uma reflexão acerca da educação que as mesmas receberam, bem como, das representações sociais que se tem sobre o que é ser mulher e o que é ser homem, tornando que seja possível às mulheres entenderem seu papel de gênero para que possam aceitar que apesar de serem responsáveis por tais tarefas desde pequenas, os homens possuem outras tarefas igualmente difíceis.

c.
Propor uma intervenção clínica de modo a trazer para o consciente o conteúdo latente das opressões que a educação sexual sexista pode ter proporcionado às mulheres, de forma que elas possam elaborar seus conflitos e posicionarem-se de forma diferente com seus parceiros e com os filhos, rompendo com as representações sociais que se tem acerca de ser mulher e ser homem na nossa sociedade.

d.
Propor uma reflexão acerca da educação que as mesmas receberam, bem como, das representações sociais que se tem sobre o que é ser mulher e o que é ser homem, buscando o rompimento com o papel de gênero tradicional de modo que as mulheres possam entender que as mulheres não são responsáveis naturalmente por tais tarefas, levando-as a refletir sobre a educação que oferece aos filhos e filhas, reduzindo a desigualdade nas exigências a cada gênero.

e.
Propor uma reflexão acerca da opressão masculina, que aflora naturalmente na infância, momento no qual os meninos já se recusam a realizar atividades desmasculinizantes, tornando possível às mulheres entenderem que apenas um rompimento com seus parceiros poderia garantir a autonomia feminina, rompendo com as representações sociais que se tem acerca de ser mulher e ser homem na nossa sociedade.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
13

A alternativa A está correta.

O movimento feminista é uma das manifestações sociais que vem cada vez mais crescendo nos últimos tempos, principalmente devido ao feminicídio assim como a propagação da opressão por parte da classe masculina sobre a mulher que já acontece desde a época antiga.

Deste modo, as características principais do movimento são:

  • Busca por igualdade sem distinção de gênero;
  • Combate {a violência contra a mulher no espaço social;
  • Combate à violência contra a mulher no ambiente doméstico;
  • Melhores oportunidades e cargos para mulheres de real importância;
  • Ocupação de mulheres nas funções sociais que antes eram dominadas pelo homem, dentre outras pautas que são colocadas em prática em seu movimento de união da mulher.

Perguntas interessantes