Química, perguntado por amandazilli432, 10 meses atrás

baseado no texto faça um esquema de doação de sangue onde o receptor não tenha problemas com a aglutinação sanguínea ​

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolasabreu34
2

Resposta:

O sistema ABO é formado por três alelos principais (IA, IB e i), que codificam seis genótipos: IAIA, IAi, IBIB, IBi, IAIBe ii. São esses diferentes genótipos que determinam se uma pessoa apresenta sangue tipo A, B, AB ou O.

Conhecer o tipo sanguíneo de uma pessoa é fundamental para que transfusões ocorram de maneira adequada. A administração de um sangue incorreto, por exemplo, pode causar uma ocorrência denominada de reação hemolítica aguda, que provoca a destruição das hemácias (hemólise) do sangue recebido, dor lombar, febre, hipotensão, náusea e falta de ar no paciente. Quando não tratada adequadamente, a pessoa que sofreu a transfusão pode morrer em decorrência desse processo.

Os tipos sanguíneos são diferenciados pelos polissacarídeos encontrados na membrana celular das hemácias, denominados de aglutinogênios, e pelos anticorpos encontrados no plasma, que são chamados de aglutininas. No sistema ABO, existem apenas dois tipos de aglutinogênios (a e b) e dois tipos de aglutininas (anti-a e anti-b). Cada tipo sanguíneo possui um aglutinogênio na hemácia e uma aglutinina no plasma contra os outros tipos de aglutinogênio existentes.

Perguntas interessantes