b) As Cruzadas eram realizadas com diferentes objetivos. Quais eram
esses objetivos, de acordo com os seguintes grupos:
Comerciantes:
Igreja católica:
Nobreza:
Peregrinos:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A) O comércio, errante ou fixo, é a grande razão de ser da enorme importância das feiras no Ocidente medieval até ao século XIII. As feiras eram encontros entre mercadores que vinham, em muitos casos, de diversas partes da Europa para, num período de semanas, comprarem e venderem os seus produtos.
B) A Igreja Católica era a grande responsável pelo pensamento social e cultural na época, seu poder era tão grande que influenciava até a própria monarquia. Eram responsáveis também por rogarem pelos militares em guerra, não só os seus, mas os de toda a nação.
C) Em virtude de muitas regalias recebidas do rei, os nobres eram considerados seus vassalos diretos. A função principal da nobreza era, na Idade Média, a defesa das outras duas classes: o clero e o povo. Além da função militar, era da alta nobreza que eram escolhidos os principais membros da corte e os detentores dos principais cargos administrativos.
D) Em português, língua vernacular, o termo peregrino surge na primeira metade do século XIII para designar cristãos que viajavam à Roma ou à Terra Santa. Destas peregrinações a Jerusalém sucederiam mais tarde as Cruzadas, criadas com o objetivo de reconquistar estes lugares sagrados cristãos que estavam sob domínio de povos de outras religiões. Em uma espécie de voto monástico, o peregrino abria mão da sua morada, do conforto do seu lar, da convivência com seus entes queridos, até de seu ofício e consequentemente de seu sustento.