Atualmente, muitos especialistas classificam as aves de acordo com sua dieta alimentar, sendo esta constituída por aves insetívoras, frugívoras, piscívoras, carnívoras, carniceiras, nectarívoras e herbívoras. Observando os diferentes formatos de bicos na figura 3 podemos afirmar que:
I. Devido às suas especializações como o bico e as asas, as aves são pouco adaptadas para explorar diversos tipos de ambiente.
II. Ter bicos diferentes contribui para evitar a competição pelo mesmo tipo de alimento.
III. Em um ambiente seco onde só existam gramíneas, as aves de bicos tipo frugívoro e rede de pesca terão alto va- lor adaptativo.
IV. A seleção natural conduz às mudanças fenotípicas, já que esses pássaros apresentam variações morfológicas na estrutura do bico que se relacionam com o contexto de diferentes nichos alimentares ocupados.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III.
b) I e III.
c) II e IV.
d) Todas.
Soluções para a tarefa
Em relação aos bicos das aves, a alternativa correta é a letra: C) II e IV.
- Os bicos das aves e suas adaptações
As aves, ao longo do tempo, passaram por várias modificações, principalmente em seus bicos, onde essas estruturas foram adaptadas de acordo com o seu tipo alimentar.
Análise das afirmativas:
- → I) Falsa: As aves apresentam variadas especializações, como as penas e os bicos variados, permitiram esse animais adaptar e explorar vários ambientes.
- → II) Verdadeira: Os bicos diferentes permitem que as aves não competem pelo mesmo tipo de alimento. Por exemplo, existem bicos especializados para captura de insetos, outros para capturar sementes, existem também aqueles adaptados para capturar néctar das flores, igual ao dos beija-flores, por exemplo.
- → III) Falsa: As aves de bicos do tipo frugívoro são adaptados para se alimentar de frutas, como os tucanos. Já o bico do tipo rede de pesca, onde são especializados para capturar peixes. Portanto, esses bicos não terão um alto valor adaptativo em ambientes onde existem só gramíneas.
- → IV) Verdadeira: A seleção natural irá selecionar os organismos mais adaptados naquele determinado ambiente. Portanto, por exemplo, em um local onde há muitas sementes, as aves com bico especializados para captura de sementes irão se dar melhor ali. Já em lagos, com vários tipos de peixes, as aves com o bico pescador, como os pelicanos, vão se dar melhor nesse tipo de ambiente.
✅ Portanto, pode-se concluir, que as afirmações corretas é a II e IV. Pois, a diferença dos bicos das aves contribuem para que elas não competem por alimentos, além disso, a seleção natural vai selecionar os bicos de acordo com o ambiente em que cada ave vive.
Acesse mais conteúdos em:
- ☞ brainly.com.br/tarefa/33232680
- ☞ brainly.com.br/tarefa/37265249
Espero ter ajudado!
Resposta:1-C)II e IV.
2 - (Adaptado de UNIVASF) Considerando diferentes hipóteses evolucionistas, analise as afirmações abaixo e as respectivas justificativas.
1) O GAFANHOTO É VERDE PORQUE VIVE NA GRAMA! Seguindo esse raciocínio, por viver na grama, o gafanhoto passa a produzir pigmentos verdes que o ajudam a se confundir com o ambiente, pas- sando essa característica para os descendentes.
2) O GAFANHOTO VIVE NA GRAMA PORQUE É VERDE! Segundo esse raciocínio, por ser verde, o gafa- nhoto fica protegido dos predadores. Consequentemente, pode gerar descendentes, aos quais transfere suas características.
A afirmação 1 pode ser atribuída a:
a) Darwin.
b) Lamarck.
c) Pasteur.
d) Spallanzani.
RESPOSTA-B)
3 - Observe na figura 4, abaixo, que a frequência de ratos de cor clara na população está aumentando ao longo das gerações (inicial, 20 gerações depois e 60 gerações depois) e a de ratos de cor escura, diminuindo. Como você explica este fato à luz das ideias de Darwin?
RESPOSTA:
Darwin afirmou que havia uma luta pela sobrevivência, em que os indivíduos com melhores oportunidades de sobrevivência seriam aqueles mais adaptados, isto é, com características apropriadas para conseguir recursos e enfrentar as condições desfavoráveis de seu ambiente. Darwin chamou de seleção natural a preservação de variações favoráveis e a eliminação de variações desfavoráveis. Segundo ele, a variabilidade genética é fundamental para a ocorrência da seleção natural.
Explicação: Espero ter ajudado