ENEM, perguntado por CharaDreemur9113, 9 meses atrás

Atualmente a ordem econômica capitalista é um imenso cosmosem que o indivíduo já nasce dentro e que para ele, ao menosenquanto indivíduo, se dá como um fato, uma crosta que ele nãopode alterar e dentro da qual tem que viver.WEBER, Max. A ética protestante e o "espírito" do capitalismo. São Paulo: Companhia dasA partir dessa concepção, julgue as seguintes afirmativas:I. A sociedade condiciona o indivíduo.II. A liberdade do indivíduo depende somente de suas escolhas.III. A ordem capitalista condiciona a forma dos indivíduos serelacionarem.IV. Nossos desejos mais íntimos estão relacionados com a ordemeconômica capitalista.V. Não existe indivíduo fora do capitalismo.VI. Todos os homens devem ser capitalistas.Estão corretas:a) As afirmativas I, III e IV, somente.a) As afirmativas II e III, somente.a) As afirmativas I, II, IV e V, somente.d) As afirmativas II, IV, V e VI, somente.e) As afirmativas I, III, IV e VI, somente.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
6

São corretas as afirmativas I, III e IV.

A ideia de Weber, enquanto sociólogo, é que há grande grau de influência da ordem social sobre os fenômenos subjetivos, de modo que não é possível compreender todos os aspectos que formam um indivíduo se não o entendermos dentro das estruturas do sistema de produção no qual se encontra.

Do mesmo modo, os seus desejos mais íntimos (subjetividade pura) e o modo como se relaciona com os outros (sendo a ética um encontro entre subjetividade e a objetividade representada pelos outros) também são influenciados pelo capitalismo, não sendo dele totalmente desligados.

Respondido por yunnaxx
2

Resposta:

a) As afirmativas I, III e IV

Explicação:

Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas. A ordem econômica acaba por exercer grande influência sobre os indivíduos, condicionando sua forma de viver. Sendo assim, não se pode dizer que os indivíduos dependem somente de si para serem livres. Vale ressaltar que tal consideração não significa que haja indivíduo somente dentro do capitalismo – isso seria negar a diversidade cultural. Tampouco se está fazendo uma apologia do capitalista, mas, sim, uma tentativa de compreensão sociológica da sociedade moderna.

✔✔✔✔✨

Perguntas interessantes