Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

ATIVIDADE 1 – Quais elementos que
compõem os mapas você consegue
identificar no mapa temático ao
lado? Falta algum elemento? Qual?
ATIVIDADE 2 – Considerando o
estado no qual você reside, descreva
como se comporta a expectativa de
vida bem como a população idosa.
Observe o mapa a seguir para
responder as atividades 3 e 4.
ATIVIDADE 3 – Qual o fenômeno
representado no mapa
temático?
ATIVIDADE 4 – O que as cores do
mapa representam? Como o
fenômeno mapeado se
comporta no estado de Minas
Gerais?
ATIVIDADE 5 – Observe a tirinha e
responda:
a) Você, como Suzanita considera a
representação do mapa como um erro?
Justifique.
b) Leia a afirmativa e explique: “Na
elaboração de um mapa há sempre
implícita a intenção e as crenças do
cartógrafo”.


ellentalyta: tem insta?
tulipinha: oi
tulipinha: n tenho insta
tulipinha: por que
ellentalyta: era pra gente conversar por la
tulipinha: ata
tulipinha: então tchau
testeminasgerais18: Nuuuuu levou hm forox ksksks
caduraphacastro: ksksks

Soluções para a tarefa

Respondido por uniter43
161

Resposta:

1-Título, legenda, escala. falta a rosa dos ventos.

2-Está com um número maior de idosos.

3-Dencidade demografica.

4-Representa a quantidade de habitantes no local. sendo Minas Gerais um dos estudos mais populares do país, há alta concentração de pessoas.

5-a) Não.porqué a terra está no espaço não existe cima ou em baixo.

b)E uma afirmação,que explica que fazer um mapa e complexo,e precisa de vários elementos.

espero ter ajudado :)

Explicação:

Respondido por DoouuglasCruz
15

1 - Título, escala e legenada.

 Título: O título do mapa de ajuda a saber o que o mesmo está representado, no caso do título desse mapa em questão, ele fala de expectativa de vida após o nascimento e o número de idosos.

Escala: Mostra a relação do mapa cartográfico com o mapa real, quer dizer que a cada 1cm se tem x km no valor real.

Legenda: As legendas ajudam a identificar os elementos que fazem do mapa e entender a forma como eles estão disposto dentro desse mapa.

No mapa em questão falta o norte, sabemos a localização do Brasil, mas o uso do norte é fundamental pra compreendermos como ver o mapa, sem ele o mesmo pode estar em qualquer posição.

2 - Bom, isso varia para cada Estado. Eu sou do Rio de janeiro. De acordo com esse mapa tanto a população idosa como a expectativa de vida ao nascer são altas, mas nenhuma das duas estão marcadas como as mais altas encontradas no Brasil.

Você consegue identificar assim: Quanto mais verde o seu Estado está melhor a expectativa de vida ao nascer em seu Estado, e quanto maior o boneco do idoso maior a população idosa desse Estado, é preciso estar atento a esses dois elementos.

3 - Expectativa de vida.

Quando falamos de expectativa de vida ao nascer e população idosas, estamos falando diretamente da expectativa de vida, se menos ciranças morrem epós o nascimento no mesmo nível que a população idosa aumenta, esse índice mostra que a qualidade de vida aumentou nesse local.

A expectativa de vida, nos ajuda a compreender os elementos que fazem parte de um determinado local, ajudando também a resolver problemas de saúde, se a população morre mais jovem e se menos crianças sobrevivem após nascer esse local mostra um problema.

4 - As cores representam a expectativa de vida ao nascer.  Em Minas Gerais notamos que esse valor é o mais alto da escala.

Como já mencionado, quanto mais ver o seu estado estiver maior a expectativa de vida ao nascer dele. Vemos que o tom apresentado em Minas Gerais é muito alto, e isso é muito positivo para essa região, demosntra o desenvolvimento da mesma.

 Minas Gerais tem apresentado bons índices de qualidade de vida, é um Estado que tem investido em saúde e melhoria no saneamento básico e também em geração de empregos.

5 - a) Não. Os mapas são assim dispostos pela decisão de alguém, que decidiu que as nações Europeias deviriam ficar na parte de cima do mapa. Mas o mapa mesmo pode estar na posição que a pessoas decidir, desde que o norte esteja ali para que os demais o compreendam.

b) Sim, os mapas são representações e como qualquer representam carregam diversas subjetividades, isso quer dizer que o autor pode representar os mapas e os números dele da maneria que o mesmo achar melhor.

Aprenda mais:

https://brainly.com.br/tarefa/2511081

Anexos:
Perguntas interessantes