Filosofia, perguntado por rubianebertolini, 1 ano atrás

Assinale a alternativa incorreta:
A Filosofia e a Psicologia têm ressignificado os mitos como uma tentativa de compreender alguns dos problemas existenciais humanos, como o mito de Édipo, por meio do qual se investiga a relação mãe/filho na infância
O Renascimento, movimento cultural e artístico dos séculos XV e XVI, marca o nascimento de uma nova mentalidade com relação ao conhecimento.
A partir do renascimento, retomando o antropocentrismo, acredita-se que o ser humano, dotado de um método e por meio do uso da razão, é capaz de explicar o que é o mundo, já que o mesmo pode ser explicado pelas leis que o regem
A burguesia, percebendo os potenciais da nova área de conhecimento, o científico, se apropria do mesmo, incentivando os cientistas a produzirem ou a melhorarem equipamentos industriais que agilizem o processo produtivo.
As críticas apresentadas ao progresso científico são infundadas, pois, o mesmo é perfeito e infalível. Nada escapa à explicação logica, verdadeira e neutra da ciência.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

A é verdadeira, sendo uma parte importante da obra de Freud a reinterpretação da tragédia de Édipo, usada como um análogo simbólico para explicar a relação entre pais e filhos.

B é verdadeira, pois o Renascimento marca uma reaproximação com os gregos e com um novo modelo de ciência.

C é verdadeira, sendo este o fundamento da teoria antropocêntrica do renascimento, que posteriormente dá à luz a ciência.

D é verdadeira, de modo que a burguesia, enquanto classe que controla os meios de produção, usa os diversos instrumentos sociais para alcançar os seus próprios fins.

E é falsa, pois a explicação científica não é neutra e os cientistas também podem cometer erros, de modo que tudo, até mesmo a ciência, é passível de críticas.

Perguntas interessantes