Filosofia, perguntado por akpnoyola1079, 1 ano atrás

As teorias teológico-politicas (o vínculo interno entre religião e política), embora tivessem diferentes formulações no correr da idade média, apresentavam pontos em comum.cite três deles e comente-os.

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamaia357
104
1- o poder é teocrático, isto é, pertence a Deus e Dele vem aos homens por Ele escolhido para representá-lo. O fundamento dessa ideias encontra-se não so na ja mencionada passagem do Antigo Testamento, como também numa passagem do novo testamento, na Epístola de Paulo aos Romanos, capítulo XIII, em que se lê que "não há autoridade que não venha de Deus, e as que existem foram instituídas por Deus". O poder é um favor Divino ou uma graça divina e o governante não representa os governados, mas representa a Deus perante os governados.

2- O príncipe cristão deve possuir o conjunto das virtudes cristãs (Fé esperança e caridade) e o conjunto das virtudes principescas definidas por Cícero e Seneca como próprias do bom governo. Sendo espelho da comunidade, em sua pessoa devem estar encarnado as as qualidades cristãs que a comunidade deve imitar.

3- A justiça, finalidade da comunidade Cristã, é a hierarquia de submissão e obediência do inferior ao superior, pois é a ordem natural criada pela lei divina. A vida temporal inferior à vida espiritual e, por isso, a finalidade maior do governante é a salvação da alma e mortal de seus súditos, pela qual responderá perante Deus. Essa ordem hierárquica imposta por Deus define a justiça natural e, por ser uma ordem jurídica, recebe o nome de direito natural objetivo.

Obs: Agora basta você comentar sobre os três que citei retirando do livro de filosofia.
Espero ter ajudado.

Brendon223456: Tem algum livro especifico?
Perguntas interessantes