As repetições e as frases curtas constituem procedimentos linguísticos importantes para a compreensão da temática do texto, pois *
1 ponto
a) expressam a futilidade do discurso de poder e de distinção do narrador.
b) disfarçam a falta de densidade das angústias existenciais narradas.
c) ironizam a valorização da cultura norte-americana pelos brasileiros.
d) explicitam a ganância financeira do capitalismo contemporâneo.
e) criticam os estereótipos sociais das visões de mundo elitistas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) expressam a futilidade do discurso de poder e de distinção do narrador.
As repetições e as frases curtas constituem procedimentos linguísticos importantes para a compreensão da temática do texto, pois expressam a futilidade do discurso de poder e de distinção do narrador. Letra A.
Observe o texto em estudo:
Eu tenho empresas e sou digno do visto para ir a Nova York. O dinheiro que chove em Nova York é para pessoas com poder de compra. Pessoas que tenham um visto do consulado americano. O dinheiro que chove em Nova York também é para os nova-iorquinos. São milhares de dólares. [...] Estou indo para Nova York, onde está chovendo dinheiro. Sou um grande administrador. Sim, está chovendo dinheiro em Nova York. Deu no rádio. Vejo que há pedestres invadindo a via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Vejo que há carros nacionais trafegando pela via onde trafega o meu carro vermelho, importado da Alemanha. Ao chegar em Nova York, tomarei providências.
SANTANNA, A. O importado vermelho de Noé. In: MORICONI. I.(Org.). Os cem melhores contos. Rio de Janeiro: Objetiva. 2001.28. ENEM:
No texto em questão não vemos outro assunto, senão o poder aquisitivo descrito pelo narrador. O texto em si não é nada mais do que um emaranhado de futilidades que não têm outra função além de falar de dólares, Nova York, carros importados e mais dólares.
Vemos até mesmo um desprezo perante as pessoas desprovidas de dólares, de viagens internacionais e de carros importados.
O narrador da história, nem mesmo admite a possibilidade de alguém usufruir de um bem similar ao que ele possui, o que fica claro na frase:
Ao chegar em Nova York, tomarei providências.
É como se ele acreditasse que seu dinheiro o fizesse superior a tudo e a todos, lhe possibilitando dessa forma, agir contra aqueles que assim como eles, estão vivendo na futilidade.
Continue seus estudos em:
https://brainly.com.br/tarefa/432068
Bons estudos!