Matemática, perguntado por FiooCool, 1 ano atrás

As rampas são uma boa forma de assegurar a acessibilidade para cadeirantes e indivíduos com mobilidade reduzida. A acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos é assegurada em lei.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (13.146/2015), regula a construção e define a inclinação das rampas, bem como os cálculos para a sua construção, As diretrizes de cálculo da ABNT, indicam um limite máximo de inclinação de 8,33% (proporção de 1:12). Isso significa que uma rampa, para vencer um desnível de 1 m deve ter, no mínimo, 12 m de comprimento e isso define que o ângulo de inclinação da rampa, em relação ao plano horizontal, não pode ser maior que 7º.
De acordo com as informações anteriores, para que uma rampa, com comprimento de 14 m e inclinação de 7º em relação ao plano, esteja dentro das normas da ABNT, ela deve servir para vencer um desnível com qual altura máxima?

Use: sen7º = 0,12; cos7º = 0,99 e tg7º = 0,12.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
78
Conforme explicado pelo enunciado temos as seguintes diretrizes para guiar os nossos cálculos:

Inclinação máxima = 8,33%
ângulo máximo de inclinação = 7º

Desta forma, se sabemos que o comprimento da rampa é de 14 m e que o ângulo de inclinação da mesma é de 7º, basta calcularmos o o cateto oposto do triângulo formado com o chão.

sen 7º = 14/h
h = 14/sen 7º
h = 14/0,12
h = 116,66 m

Perguntas interessantes