as questões nucleares podem provocar novas tensões??
Soluções para a tarefa
Resposta:
A questão nuclear pode oferecer riscos que vão além das armas atômicas. Mesmo quando utilizada para fins pacíficos, como na geração de energia elétrica, a tecnologia nuclear exige especial atenção. De acordo com dados de 2018 da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), atualmente 10,6% da energia produzida em todo o planeta tem origem nos 448 reatores nucleares existentes pelo mundo.
Os países que mais dependem da produção de energia nuclear (Fonte: IAEA PRIS Database, 2018).
questão nuclear
Apesar de serem menos poluentes e mais baratas de produzir do que a energia derivada do petróleo ou gás, por exemplo, a energia nuclear pode gerar acidentes catastróficos. Geralmente, os acidentes mais graves acontecem quando o sistema de refrigeração de um reator nuclear falha. Isso faz com que a temperatura atinja mais de 1.000°C, fundindo as estruturas de concreto que fazem a contenção da energia e permite o vazamento de resíduos radioativos. A liberação desse material na atmosfera gera a contaminação do ar, solo e água, afetando toda a vida vegetal e animal da região e causa efeitos irreversíveis ao meio ambiente.
Um dos acidentes nucleares mais conhecidos foi o da usina de Chernobyl, na Ucrânia, em abril de 1986, quando um dos reatores explodiu após um teste malsucedido. A explosão liberou uma nuvem radioativa que cobriu boa parte da Europa e causou a morte imediata de 31 trabalhadores da usina. Aproximadamente outras 4 mil pessoas também faleceram nos anos seguintes devido aos efeitos da exposição à radiação. O acidente ainda causou um grande deslocamento de pessoas, uma vez que mais de 100 mil habitantes da região, entre ucranianos, russos e bielorussos, tiveram que abandonar suas casas.
Outro caso emblemático e mais recente foi o da usina de Fukushima, no Japão. Apesar de resistir aos efeitos do terremoto de magnitude 9.0 que atingiu o país em março de 2011, o maremoto que veio em seguida danificou o sistema de refrigeração da usina e causou a explosão de três dos seus seis reatores. No entanto, diferente do caso de Chernobyl, o acidente de Fukushima não deixou vítimas fatais ou pessoas contaminadas. Ainda assim, estima-se que mais de 300 mil pessoas tiveram que ser evacuadas da região, que ainda permanece isolada.