As queimadas são práticas agrícolas e pecuárias que consistem em atear fogo à vegetação local. Um caso comum é a queimada, nos estados brasileiros que produzem açúcar e álcool, de canaviais para destruir parte da biomassa a fim de facilitar a colheita da cana-de-açúcar. Outros usos são a queimada de pastagens e a queimada de florestas para iniciar uma atividade agrícola, pastoril ou construções. Uma das características do solo que sofreu uma prática de queimada é que ele se torna a)contaminado.b) empobrecido. c)fertilizado.d) umedecido. Me ajudem pfv e para a minha prova
Soluções para a tarefa
Resposta: empobrecido
Explicação: quando solo é queimado ele perde propriedades fertilizantes por isso fica empobrecido
O solo ao sofrer com as queimadas torna-se empobrecido. (alternativa b)
As queimadas do solo são práticas milenares de preparo do solo para o plantio, porém, causa inúmeras consequência ao agente natural, uma vez que, após queimado ocorre a retirada de recursos importantes como o nitrogênio, o potássio e o fósforo, são substâncias fundamentais para o desenvolvimento das plantas.
Com a retirada desses recursos ocorre o "empobrecimento do solo". Além de matar microrganismo que são essenciais para o desenvolvimento das plantações.
Com a queimada, o solo perde a umidade acarretando a compactação, esse fenômeno ocorre quando há aumento de densidade do solo e redução de porosidade.
As queimadas não contaminam o solo, ela danifica-o, deixando menos fértil. Os agentes causadores das contaminações do solo e lençóis freáticos são os agrotóxicos e pesticidas.
Para mais informações a respeito dessa temática, acesse:
Por que as queimadas prejudicam o solo: https://brainly.com.br/tarefa/841962