As primeiras manifestações do Expressionismo datam do início do século XX, na Europa, mas a sua influência nas diversas linguagens artísticas estendeu-se até meados da década de 1920, um período marcado pela industrialização, pelo materialismo e pela objetividade da vida moderna, bem como pelo sofrimento ocasionado pela Primeira Guerra Mundial. Sendo assim, na pintura, os artistas passaram a retratar em suas telas:
a)O mundo interior, revelando suas angústias, medos, solidão e outros estados da alma, ou seja, a realidade sentida de forma particular pelas pessoas.
b)O mundo interior, revelando a alegria, a tranquilidade, a serenidade e outros estados da alma, presentes naquele momento.
c)O mundo exterior, demonstrando a industrialização e o processo de desenvolvimento das cidades.
d)O mundo exterior, demonstrando as consequências trazidas pelos conflitos e guerras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O expressionismo é um movimento artístico de vanguarda ocorrido no início do século XX, no contexto que envolveu a Primeira Guerra Mundial. Em franca oposição ao impressionismo, esse movimento é caracterizado pela irracionalidade e pelo individualismo, além de apresentar uma visão pessimista da realidade, de forma a realizar uma deturpação do real.
A estética expressionista pode ser identificada em variados tipos de expressão artística, porém, na pintura, ela foi mais marcante. Na Europa, seu principal representante é Edvard Munch, com sua famosa obra O grito. No Brasil, pintores modernistas, como Candido Portinari e Tarsila do Amaral, também produziram obras com influência expressionista. Já na literatura, nomes como Thomas Mann e Mário de Andrade escreveram obras com traços expressionistas