As pilhas alcalinas entraram em moda recentemente e são usadas em quase tudo que exige em trabalho contínuo e duradouro, desde relógios de pulso até calculadoras eletrônicas. Uma das destas pilhas mais usadas é a de níquel/cádmio, que chega a ter uma duração maior do que a da bateria de automóvel e ainda pode ser recarregada várias vezes. Ela é constituída pelo metal cádmio hidróxido de níquel III e uma pasta hidróxido de potássio.Considere que os potenciais-padrão de redução são: Cd2+(s) + 2 e---- Cdo(s) - 0,4 VNi3+(s) + 1 e---- Ni2+(s) + 1,0 V Entre as opções a seguir, indique a que apresenta o sentido do fluxo de elétrons e a força eletromotriz da pilha níquel-cádmio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Pelos valores dos potenciais-padrão de redução dados, sabemos que o níquel tem maior tendência para reduzir-se, então ele é o cátodo e o cádmio é o ânodo, ou seja, o cádmio perde elétrons e o níquel ganha, mostrando que o sentido do fluxo de elétrons é do eletrodo de cádmio para o eletrodo de hidróxido de níquel III:
2 Ni3+(s) + 2 e- → 2 Ni2+(s) +1,0 V
Cd2+(s)+ 2 e- → Cd0(s) +0,4 V
A ddp da pilha é a soma dos potenciais das semirreações: +1,40 V
A que apresenta o sentido do fluxo de elétrons e a força eletromotriz da pilha níquel-cádmio é: +1,40 V
Como funcionam as pilhas?
Pilhas e Baterias são geradores elétricos que acabam compondo a classe de geradores químicos, e isso acontece porque os mesmos possuem a disponibilidade de transformar energia química em energia elétrica.
Então analisando o enunciado, verificamos que o níquel possuí uma maior tendência para reduzir, logo, ele acaba se tornando o cátodo, restando o ânodo para o cádmio.
- PS: Níquel ganha elétrons e o Cádmio Perde Elétrons.
Portanto:
2 Ni^3+(s) + 2 e- →→→ 2 Ni^2+(s) +1,0 V
Cd^2+(s)+ 2 e- →→→ Cd^0(s) +0,4 V
Ou seja, a ddp dessas pilhas são: +1,40 V
Para saber mais sobre Pilhas Alcalinas:
https://brainly.com.br/tarefa/17014507
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)))
#SPJ5