Química, perguntado por rhaay597, 7 meses atrás

As mitocôndrias são organelas responsáveis pela produção de energia através de um processo conhecido como respiração celular. Para obter energia, a célula obrigatoriamente precisa de glicose. Isto ocorre da seguinte forma: a mitocôndria quebra a molécula de glicose introduzindo oxigênio no carbono, capturando, assim, sua energia.

Além de ocuparem grande extensão do volume citoplasmático das células eucarióticas, são essenciais no fornecimento deste nucleosídeo, diretamente aos sítios onde o consumo se faz necessário.O metabolismo dos açúcares é completo na mitocôndria, o que permite uma maior produção de ATP em relação ao fornecido, exclusivamente, pela glicólise.



Esse processo do metabolismo energético dos organismos aeróbios pode ser assim resumido:

a.
O piruvato, produzido no citosol pela glicólise, é importado para a mitocôndria, onde é descarboxilado pelo complexo enzimático denominado piruvato-desidrogenase, tendo, como produtos, uma molécula de CO2 , uma de NADH e uma de acetil-COA, reação da preparação para o ciclo de Krebs.

b.
O piruvato, sintetizado pela mitocôndria durante a glicólise, é oxidado na presença de oxigênio molecular (gás O2), sendo convertido em CO2 e NADH.

c.
O piruvato, produzido na mitocôndria pela glicólise, é importado para o citosol das células, onde é descarboxilado pelo complexo enzimático denominado piruvato-desidrogenase, tendo, como produtos, uma molécula de CO2 , uma de NADH e uma de acetil-COA.

d.
O piruvato, sintetizado no citosol durante a glicólise, é oxidado na presença de oxigênio molecular (gás O2), sendo convertido em CO2 e NADH.

e.
O piruvato, vai para o citosol durante o ciclo de Krebs, é oxidado na presença de oxigênio molecular (gás O2), sendo convertido em O2 e NADH.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

Esse processo do metabolismo energético dos organismos aeróbios pode ser assim resumido:

A) O piruvato, produzido no citosol pela glicólise, é importado para a mitocôndria, onde é descarboxilado pelo complexo enzimático denominado piruvato-desidrogenase, tendo, como produtos, uma molécula de CO2 , uma de NADH e uma de acetil-COA, reação da preparação para o ciclo de Krebs.

O piruvato é o produto da glicólise, ele é produzido no citosol e vai para a mitocôndria, lá ele vai perder um carbono e irá formar o acetil-CoA, essa ultima molécula é que irá sofrer a oxidação do oxigênio.

Depois disso os íons de H+ serão transportados para a membrana interna da mitocôndria e lá irão passar pelo complexo citocromo e acidificar o meio, ativando uma enzima chamada de ATPsintase, ela é que produz ATP em grandes quantidades.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes